Rio de Janeiro, 04 de Fevereiro de 2026

Itália barra ataques cibernéticos a embaixadas e locais olímpicos

O governo italiano, liderado por Antonio Tajani, frustrou ciberataques russos visando embaixadas e locais dos Jogos Olímpicos de Inverno, incluindo um hotel em Cortina d’Ampezzo.

Quarta, 04 de Fevereiro de 2026 às 14:03, por: CdB

Em Cortina d’Ampezzo, no Vêneto, uma das cidades que recebe os Jogos Olímpicos de Inverno, o ataque cibernético ocorreu contra um hotel quatro estrelas.

Por Redação, com ANSA – de Roma

O vice-premiê e ministro das Relações Exteriores da Itália, Antonio Tajani, comunicou nesta quarta-feira que o governo frustrou uma série de ciberataques russos contra embaixadas localizadas em Roma, além de locais dos Jogos Olímpicos de Inverno de 2026, incluindo um hotel em Cortina d’Ampezzo.

Itália barra ataques cibernéticos a embaixadas e locais olímpicos | Tajani informou que Itália frustrou ciberataques no país
Tajani informou que Itália frustrou ciberataques no país

Tajani especificou que a sede da representação dos Estados Unidos estava entre os alvos.

– A cibersegurança está se tornando algo essencial e estou muito satisfeito [em frustrar os ataques] – falou o chanceler italiano, referindo-se ao trabalho feito pela Direção-Geral do Ministério das Relações Exteriores da Itália.

– Naturalmente, notificamos todas as outras autoridades – acrescentou o vice-premiê.

Em Cortina d’Ampezzo, no Vêneto, uma das cidades que recebe os Jogos Olímpicos de Inverno, o ataque cibernético ocorreu contra um hotel quatro estrelas. Segundo as primeiras informações, a ação foi reivindicada pelo grupo hacker russo Noname057(16).

Ação virtual

Como já aconteceu em outras ocasiões, a ação virtual ligada a Moscou foi do tipo DDoS (Ataque de Negação de Serviço Distribuído), que derruba um site, inundando-o com solicitações de acesso.

Os serviços online do hotel ficaram temporariamente indisponíveis, tendo sido já restabelecidos.

Edições digital e impressa