O aclamado diretor tcheco, Milos Forman, vai dirigir um filme sobre o mestre espanhol Francisco de Goya, estrelado por Javier Bardem e Natalie Portman. O longa-metragem terá como cenário um dos momentos mais sangrentos da história da Espanha: a Inquisição.
<i>Goya's ghosts</i> conta a história dos últimos anos da Santa Inquisição, quando a Igreja torturava e executava suspeitos de serem judeus. A história é narrada por Goya, representado por Stellan Skarsgard.
Portman será Ines, a musa de Goya, que foi falsamente acusada de heresia. Javier Bardem fará um monge sinistro, Irmão Lorenzo, anunciou na quarta-feira a produtora de cinema responsável pelo filme.
Considerado um dos pais da arte moderna, Francisco Goya (1746-1828) foi um pintor ousado e prolífico que continuou a trabalhar até os 82 anos de idade.
Seu estilo de retratar o tempo em que viveu, que incluiu a invasão da Espanha por Napoleão, faz dele um objeto de fascínio há muitos anos. Vários filmes já foram feitos sobre sua vida, incluindo um do renomado diretor espanhol Carlos Saura.
O filme será o primeiro projeto de Forman na direção desde <i>O mundo de Andy</i>, de 1999. As filmagens vão começar em setembro.
Também será o primeiro trabalho importante de Javier Bardem desde que ele protagonizou o premiado com o Oscar este ano <i>Mar adentro</i>, de Alejandro Amenebar.
O filme valeu ao espanhol o prêmio de melhor ator no Festival de Cinema de Veneza, pelo papel de paraplégico que luta pelo direito de morrer.
O filme de Forman sobre Goya tem o apoio de vários famosos veteranos do cinema. Será produzido por Saul Zaentz, que trabalhou em <i>Amadeus</i>, filme de Forman de 20 anos atrás premiado com vários Oscar, e também produziu <i>O paciente inglês</i>, outro filme premiado com o Oscar.
O roteiro é uma colaboração entre o diretor tcheco e Jean Claude Carrière, que trabalhou com frequência com o famoso diretor espanhol Luis Buñuel, mais notavelmente em <i>Bela da tarde</i> e <i>O discreto charme da burguesia</i>.