Rio de Janeiro, 20 de Março de 2025

Jogos de Inverno: Brasil garante presença no slalom feminino

Para garantir a classificação, a atleta de 17 anos de idade precisava de apenas um resultado abaixo dos 120 pontos FIS (Federação Internacional de Esqui) na prova de slalom.

Terça, 11 de Fevereiro de 2025 às 14:02, por: CdB

Para garantir a classificação, a atleta de 17 anos de idade precisava de apenas um resultado abaixo dos 120 pontos FIS (Federação Internacional de Esqui) na prova de slalom.

Por Redação, com ABr – do Rio de Janeiro

A brasileira Alice Padilha garantiu a classificação do Brasil para a prova de slalom de esqui alpino da próxima edição dos Jogos Olímpicos de Inverno, que serão disputados nas localidades Italianas de Milão e de Cortina d’Ampezzo no ano de 2026.

jogos-1.jpg
Alice Padilha conquista vaga em competição nos Estados Unidos

Para garantir a classificação, a atleta de 17 anos de idade precisava de apenas um resultado abaixo dos 120 pontos FIS (Federação Internacional de Esqui) na prova de slalom. Com a 14ª posição e um tempo somado de 1min37s75 em uma prova de slalom de nível universitário em Berkshire East (Estados Unidos), Alice garantiu 83.07 pontos FIS. Na média das provas disputadas na temporada (a partir de julho de 2024), a brasileira também está abaixo dos 120 pontos, o que a credencia à vaga. Ela também pode buscar a vaga no slalom gigante, outra prova que disputa regularmente, e precisa de apenas três resultados abaixo dos 120 pontos FIS.

Esta é a terceira vaga do Brasil na próxima edição dos Jogos de Inverno. O país já havia conquistado uma vaga no esqui cross-country masculino, graças ao desempenho de Manex Silva no Mundial Sub-23 da modalidade, e outra, ainda extraoficial, no esqui alpino masculino, por conta do desempenho, principalmente, de Lucas Pinheiro Braathen nas etapas da Copa do Mundo.

Apesar de ser a responsável pela vaga, Alice ainda tem que aguardar a confirmação de sua participação nos Jogos de Inverno, pois a Confederação Brasileira de Desportos na Neve irá definir os convocados ao final do período de classificação, no começo de 2026.

Bia Haddad vence estreia nas duplas

Um dia após cair na estreia da chave de simples ao perder para a polonesa Magdalena Frech,  a paulista Beatriz Haddad Maia voltou com força total na segunda-feira para a disputa de duplas femininas no WTA 1000 de Doha (Catar). Em parceria com a alemã Laura Siegemund, Bia carimbou vaga nas oitavas de final ao aplicar 2 sets a 0 (parciais de 6/1 e 6/3) nas russas Ekaterina Alexandrova e Liudmila Samsonova, após partida de 1h01min de duração. O próximo duelo da parceria Brasil-Alemanha foi às 9h10 (horário de Brasília) desta terça, contra a dupla da norte-americana Sofia Kenin com a ucraniana Lyudmyla Kichenok.

Além de Bia, o Brasil contou com outra representante nas oitavas em Doha: Luisa Stefani, recém-campeã de duplas em Linz (Áustria), junto com a húngara Timea Babos.  Em Doha, no entanto, Stefani competiu ao lado da norte-americana Peyton Stearns. Concidentemente, a brasileira enfrentou na primeira rodada a ex-parceira Babos, que jogou ao lado da americana Nicole Melichar. Após um jogo parelho, Stefani e Steams levaram a melhor por 2 sets a 1 (6/3,4/6 e 10/6) e selaram a classificação.

– Boa estreia em Doha. Jogo difícil, contra adversárias experientes. Há uma semana, eu estava ganhando o título de Linz com a Babos e nos enfrentamos logo na estreia aqui. Tênis é isso – pontuou Stefani, medalhista olímpica nos Jogos de Tóquio, ao lado de Laura Pigossi.

Nas oitavas, Stefani e Steams terão como adversárias a taiwanesa Hao Chan em parceria com a russa Veronika Kudermetova. A partida será nesta quarta, em horário ainda a ser definidos pelos organizadores.

Na Argentina, o último domingo também foi bom para o tênis brasileiro. A dupla do gaúcho Marcelo Demoliner com o carioca Fernando Romboli faturou o título Challenger de Rosário, disputado em quadras de saibro. Na final, os brasileiros derrotaram a parceria do argentino Guido Andreozzi com o francês Theo Arribage, por 2 sets a 0 (7/5 e 6/3).

Edições digital e impressa