Rio de Janeiro, 26 de Março de 2026

Justiça da Itália autoriza extradição de Carla Zambelli ao Brasil

A ex-deputada Carla Zambelli teve sua extradição autorizada pela Justiça da Itália. O caso avança ao Ministério da Justiça italiano enquanto ela permanece presa.

Quinta, 26 de Março de 2026 às 13:31, por: CdB

A decisão encaminha o caso ao Ministério da Justiça da Itália. A defesa anunciou recurso e a ex-deputada segue presa enquanto o processo avança.

Por Redação, com CartaCapital – de Brasília, Roma

A Justiça da Itália autorizou a extradição da ex-deputada federal Carla Zambelli (PL-SP), em decisão comunicada à embaixada brasileira em Roma nesta quinta-feira. Com o aval, o caso entra na fase final do trâmite, que depende da análise do Ministério da Justiça italiano para a liberação definitiva da entrega às autoridades brasileiras.

Justiça da Itália autoriza extradição de Carla Zambelli ao Brasil | A ex-deputada Carla Zambelli
A ex-deputada Carla Zambelli

Zambelli está presa em Roma desde julho de 2025 e deverá permanecer sob custódia durante todo o processo. A expectativa é que após a conclusão das etapas formais, o retorno ao Brasil ocorra nas próximas semanas, com transferência sob escolta organizada pela Polícia Federal.

No Brasil, a ex-deputada deverá cumprir pena na Penitenciária Feminina do Distrito Federal, conhecida como Colmeia, conforme diretrizes já indicadas pelo Supremo Tribunal Federal. Ela foi condenada em dois processos: um que resultou em pena de 10 anos de prisão pela invasão de sistemas do Conselho Nacional de Justiça e outro, em cinco anos e três meses, por porte ilegal de arma de fogo e constrangimento ilegal.

A defesa informou à reportagem que pretende recorrer da decisão à Justiça italiana, o que ainda pode levar o caso a instâncias superiores, como a Corte de Cassação. 

Extradição

O processo de extradição se arrasta há meses e já foi marcado por adiamentos e questionamentos da defesa, incluindo um pedido para afastar os juízes responsáveis pelo caso, sob alegação de parcialidade – demanda rejeitada pela Corte de Apelação de Roma.

Durante a tramitação, autoridades italianas também solicitaram informações adicionais ao Brasil sobre as condições do sistema prisional. O ministro do STF Alexandre de Moraes encaminhou esclarecimentos sobre o local onde a pena seria cumprida.

Edições digital e impressa