Rio de Janeiro, 22 de Janeiro de 2025

Kim propôs restabelecer comunicação com Coreia do Sul, diz mídia

Arquivado em:
Terça, 03 de Agosto de 2021 às 07:11, por: CdB

O líder norte-coreano, Kim Jong-un, propôs à Coreia do Sul restabelecer as linhas de comunicação, cortadas por iniciativa da Coreia do Norte no verão passado, segundo informa o The Korea Herald citando deputados sul-coreanos.

Por Redação, com Sputnik - de Seul

A agência de espionagem de Seul informa que foi o líder norte-coreano quem incentivou o restabelecimento de laços com a Coreia do Sul após quase 14 meses sem comunicação.
kim.jpg
O líder norte-coreano, Kim Jong-un
O líder norte-coreano, Kim Jong-un, propôs à Coreia do Sul restabelecer as linhas de comunicação, cortadas por iniciativa da Coreia do Norte no verão passado, segundo informa o The Korea Herald citando deputados sul-coreanos. – O Líder Supremo da Coreia do Norte solicitou (o restabelecimento de linhas de comunicação) – disse o deputado do Partido Democrático da Coreia do Sul e secretário do Comitê do Parlamento para a Inteligência Kim Byung-kee e o deputado Ha Tae-keung, citando a inteligência sul-coreana.

Os serviços de inteligência

Os serviços de inteligência informaram os deputados que os líderes da Coreia do Sul e da Coreia do Norte trocaram mensagens formais por duas vezes, onde expressaram a vontade de "restabelecer a confiança e as relações intercoreanas". Em 27 de julho, foi restabelecida a comunicação transfronteiriça entre a Coreia do Sul e a Coreia do Norte, que tinha sido cortada em junho do ano passado por decisão norte-coreana devido ao envio de panfletos anti-Pyongyang através da fronteira. Informa-se que as autoridades de Pyongyang afirmaram que o restabelecimento das comunicações oficiais desempenhará um papel positivo na melhoria das relações intercoreanas. Ao mesmo tempo, a irmã do líder norte-coreano, Kim Yo-jong, disse que a decisão de restabelecer as linhas diretas entre as duas Coreias não deve ser considerada mais que o restabelecimento de laços "físicos" e seria "imprudente" acreditar que cúpulas estejam à porta.
Edições digital e impressa
 
 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo