Rio de Janeiro, 15 de Março de 2025

Lula e Putin, ao telefone, comentam sobre chegada de Trump ao poder

Arquivado em:
Terça, 28 de Janeiro de 2025 às 20:32, por: CdB

Segundo a nota oficial russa, Lula e Putin compartilharam visões sobre a situação global. O Planalto, por sua vez, informou que o presidente brasileiro expressou preocupação com o cenário internacional e reafirmou o compromisso do Brasil com a promoção da paz.

Por Redação, com agências internacionais – de Brasília e Moscou

Na conversa entre os presidentes do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e da Rússia, Vladimir Putin, segundo o Kremlin, um dos assuntos abordados foi a “chegada ao poder do novo governo norte-americano”, em referência ao retorno de Donald Trump à Presidência dos Estados Unidos. A nota divulgada pelo Palácio do Planalto, porém, não menciona o tema, destacando apenas questões relacionadas à guerra entre Rússia e Ucrânia.

lula-putin.jpg
Lula e Putin terão novo encontro, em Moscou, durante visita oficial

Segundo a nota oficial russa, Lula e Putin compartilharam visões sobre a situação global. O Planalto, por sua vez, informou que o presidente brasileiro expressou preocupação com o cenário internacional e reafirmou o compromisso do Brasil com a promoção da paz. “Lula expressou preocupação com o cenário internacional e reafirmou o compromisso do Brasil com a promoção da paz”, diz o comunicado do Itamaraty.

 

II Guerra Mundial

Putin, por sua vez, agradeceu o papel do Brasil no ‘Grupo de Amigos da Paz’, iniciativa lançada em conjunto com a China nas Nações Unidas (ONU), em setembro do ano passado, para buscar uma solução diplomática para o conflito na Ucrânia. A conversa entre ambos ocorre poucos dias após o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, criticar o Brasil durante o Fórum Econômico Mundial, em Davos, afirmando que o país teria “perdido a oportunidade” de atuar como mediador do conflito.

Outro ponto abordado durante a ligação foi o convite para que Lula compareça a Moscou em 9 de maio, durante a comemoração dos 80 anos da vitória na Segunda Guerra Mundial. O presidente Lula indicou que pretende participar da solenidade e reforçar o papel diplomático do Brasil, em nível internacional.

Edições digital e impressa
 
 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo