Rio de Janeiro, 19 de Junho de 2026

Em Minas, Lula busca convencer Marília Campos a ser candidata pelo PT

O presidente Lula busca persuadir Marília Campos a concorrer ao governo de Minas em 2026, apesar de sua preferência pelo Senado. Entenda os desdobramentos.

Sexta, 19 de Junho de 2026 às 20:58, por: CdB

A tarefa, no entanto, é espinhosa. A petista tem manifestado preferência por uma candidatura ao Senado, em lugar do Palácio da Liberdade.

Por Redação – de Belo Horizonte

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chegou a Minas Gerais, nesta sexta-feira, disposto a convencer a ex-prefeita de Contagem, Marília Campos (PT), a disputar o governo do Estado nas eleições de 2026. Interlocutores próximos ao presidente disseram à mídia conservadora que Lula não abandonou a ideia de ter Marília Campos como candidata ao Executivo mineiro.

Marilia Campos
A deputada Marilia Campos é um nome indicado para concorrer ao governo mineiro

A tarefa, no entanto, é espinhosa. A petista tem manifestado preferência por uma candidatura ao Senado, em lugar do Palácio da Liberdade. A expectativa é que a visita presidencial ao Estado, voltada principalmente para agendas na área da Saúde, também sirva para abrir espaço a conversas políticas sobre a sucessão estadual.

 

Negociações

Uma ala do PT mineiro apoia a candidatura da ex-prefeita ao Senado, mas o presidente tem dito que acredita no potencial eleitoral da ex-prefeita para disputar o governo mineiro. Presidente nacional do PT, o ex-ministro Edinho Silva não esconde que prefere ver a companheira de partido na disputa a uma vaga no Senado, mas aliados afirmam que Lula permanece otimista quanto à possibilidade de convencê-la a mudar de posição.

A definição do palanque em Minas tem se tornado uma das principais preocupações de Lula, que chega ao Estado sem um nome consolidado para a disputa local. Diante da indefinição, o diretório estadual do PT passou a pressionar o PT para definir a estratégia eleitoral para 2026.

Se Marília Campos mantiver a decisão de concorrer ao Senado, outros nomes ganham força no cenário de negociações. Entre eles está o empresário Josué Gomes da Silva (PSB), filho do ex-vice-presidente José Alencar.

Tags:
Edições digital e impressa
 
 

 

 

Jornal Correio do Brasil - 2025