Rio de Janeiro, 21 de Dezembro de 2025

Mulheres recebem aula de mecânica no Detran

Terça, 12 de Abril de 2005 às 06:17, por: CdB

As mulheres aprovaram e estão lotando a sala de aula do curso básico de mecânica, promovido pelo Detran especialmente para este segmento da população. Em pouco menos de um mês de funcionamento, o curso já conta com 250 alunas e mais 150 estão na fila de espera. Só há vagas a partir do dia 10 de maio.

Na sala de aula há todo tipo de mulheres, desde donas-de-casa e guardas municipais a advogadas e médicas, entre outras profissões, todas com o mesmo objetivo: obter noções básicas sobre carros e de como não serem enganadas. As diplomadas saem com uma bagagem útil para driblar as dificuldades e os espertalhões: aprendem a evitar panes, a pagar o preço justo do conserto do carro e a negociar orçamentos na oficina.

As aulas, dadas às terças e quintas-feiras, de manhã ou à tarde, são gratuitas e têm duas horas de duração. Além de um certificado de participação, cada motorista ganha um kit contendo um manual de mecânica, uma flanela e um batom, como brinde.

- Nossa idéia é aumentar o conhecimento das mulheres para que possam ter mais segurança na condução do veículo e diminuir o risco delas serem enganadas por maus profissionais - afirma a gerente de Responsabilidade Social do Detran, Márcia Ribeiro, uma das responsáveis pelo projeto, acrescentando que nenhuma aluna vai sair especialista em mecânica, mas certamente vai saber que biela é uma peça do motor e a localização exata do estepe, entre outras peculiaridades.

Atualmente, há cerca de 1,17 milhão de mulheres habilitadas em todo o estado, o que representa 26% do total de motoristas. O projeto funciona no posto da Rua Santa Luzia, no Centro do Rio, e as interessadas podem se inscrever pelo telefone 3852-7952. O Detran também tira dúvidas por email: veículos@detran.rj.gov.br.

Tags:
Edições digital e impressa