O presidente Luiz Inácio Lula da Silva convocou nesta sexta-feira empresários brasileiros e libaneses a estreitar o comércio entre os países.
-Somos mais do que países irmãos, mas primos de verdade como vocês falam(em referência ao modo dos árabes denominarem os brasileiros). - disse Lula.
O presidente afirmou que o seminário de negócios realizado em Beirute serve para fortalecer oportunidades. Lembrou, no entanto, que é necessário reforçar a ligação de transportes entre os países e de comunicação.
Lula disse ainda que o Líbano funcionará como uma espécie de ponta de lança das exportações do Brasil para o Oriente Médio. Ressaltou também que quer oferecer o Brasil com uma porta para a América do Sul e o Mercosul aos produtos libaneses. Lula reforçou ainda que para obter mais sucesso será preciso maior prospecção de negócios e estudos sobre a cadeia produtiva. Segundo ele, com isso, será possível gerar mais riquezas e bem estar aos povos dos dois países.
O presidente Lula afirmou que negociar com os paises ricos é difícil, mesmo no âmbito da Organização Mundial do Comércio (OMC), mas explicou que se paises em desenvolvimento como Brasil e Líbano se unirem a competição com os paises desenvolvidos poderá ser mais equilibrada.