Rio de Janeiro, 18 de Dezembro de 2025

Novo incidente entre Rússia e Turquia eleva tensão no Oriente Médio

A Turquia derrubou um avião de guerra russo em novembro em incidente que deteriorou as relações entre os dois países

Sábado, 30 de Janeiro de 2016 às 19:07, por: CdB

A Turquia derrubou um avião de guerra da Rússia em novembro em incidente que deteriorou as relações entre os dois países

Por Redação, com agências internacionais - de Ancara e Moscou
Uma aeronave russa SU-34 violou o espaço aéreo turco na sexta-feira apesar dos avisos emitidos por radar, afirmou o Ministério das Relações Exteriores da Turquia neste sábado, em meio ao clima ruim entre os dois países envolvidos na guerra da Síria.
sukov.jpg
A Turquia abateu um caça da Rússia e sofre sanções pesadas por isso
O embaixador da Rússia foi chamado para esclarecer o incidente no fim da sexta-feira, de acordo com um comunicado. A Turquia acredita que a violação foi um claro sinal de que a Rússia quer que as diferenças entre os dois países se intensifiquem. "Nós estamos fazendo um pedido claro para que a Rússia não viole o espaço aéreo turco, que é também espaço aéreo da Otan", disse o comunicado. "Nós estamos enfatizando uma vez mais que as consequências indesejáveis de tal comportamento irresponsável irão pertencer inteiramente à Rússia", acrescentou.

A Turquia derrubou um avião de guerra russo em novembro em incidente que deteriorou as relações entre os dois países. A Rússia impôs sanções econômicas à Turquia, afetando o turismo e as exportações do país.

Explicações

Ainda neste sábado, o Ministério de Relações Exteriores da Turquia convocou o embaixador russo em Ancara após um caça russo violar o espaço aéreo turco. “No encontro, protestemos fortemente, condenamos essa violação e reiteramos, mais uma vez, nossa preocupação com a gravidade de tais violações”, acrescenta o texto. No dia 24 de novembro, um caça F-16 turco abateu um Su-24 russo com dois pilotos a bordo em espaço aéreo sírio. Na ocasião, Ancara alegou que a aeronave russa havia entrado no espaço aéreo da Turquia. Tanto o Estado Maior russo quando o Comando de Defesa Aérea da Síria confirmaram que o jato russo nunca esteve no espaço aéreo da Turquia. Em resposta à “punhalada nas costas” de Ancara, como foi descrito o incidente pelo Presidente Vladimir Putin, Moscou impôs uma série de sanções econômicas contra a Turquia.

Reunião entre Rússia e EUA

O ministro russo das Relações Exteriores, Sergei Lavrov, e o secretário de Estado dos Estados Unidos, John Kerry, discutiram por telefone neste sábado as negociações em andamento em Genebra entre o governo da Síria e a oposição, informou o Ministério das Relações Exteriores da Rússia em comunicado. A pasta informou ainda que Lavrov e Kerry concordaram em avaliar as negociações em um encontro internacional marcado para o dia 11 de fevereiro em Munique.

Imigrantes

Quase 40 pessoas se afogaram e outras 75 foram resgatadas após um barco levando imigrantes para a Grécia afundar na costa oeste da Turquia, segundo reportagem da agência turca de notícias Dogan neste sábado. A guarda costeira turca continuava as buscas e os esforços de resgate no local onde o barco de 17 mestros, que levava pelo menos 120 pessoas, naufragou na costa de Ayvacik, cidade do outro lado da ilha grega de Lesbos. — Eu temo que os números aumentem conforme as buscas continuam. Pessoas da região acordaram com o som de imigrantes gritando e nós temos feito trabalho de resgate desde o amanhecer. Temos uma costa de 80 quilômetros de largura logo em frente a Lesbos, que é muito difícil de manter controlada — disse Mehmet Unal Sahin, prefeito de Ayvacik, ao canal CNNTurk pelo telefone. Pelo menos cinco dos que morreram eram crianças, disse a agência Dogan, e os imigrantes resgatados foram hospitalizados com sintomas de hipotermia. A agência disse que os imigrantes eram da Síria, Afeganistão e Mianmar.
Tags:
Edições digital e impressa