Estórias de amor sempre agradam. Algumas ficam e são reaproveitadas o tempo todo, em diversos formatos. Outras não. O diretor americano que melhor contou estórias de amor nos últimos 15 anos no cinema foi Cameron Crowe. Apenas três filmes comprovam a afirmativa: Digam o Que Quiserem, Vida de Solteiro e Quase Famosos. Seu próximo filme, com Kristen Dunst também será sobre um romance. Essas produções não renderam refilmagens ou seqüências, ainda. Já Richard Linklater, diretor curioso que faz obras primas e fiascos, acaba de lançar no Festival de Berlim a continuação de seu Antes do Amanhecer, Before Sunset. Para quem não sabe, a fita fez um tímido sucesso. Estrelada por Julie Delpy e Ethan Hawke, Antes do Amanhecer narra um encontro efêmero entre dois jovens que se apaixonam temporariamente. Atualmente está em cartaz uma peça baseada no filme. Intitulado Apenas uma Noite, o espetáculo é protagonizado por Pitty Webo e Roger Gobeth. Como se nota, o filme de Linklater é um daqueles que ficam e são reaproveitados. Ele próprio vem a reaproveitar sua criação, que lhe rendeu, inclusive, o Urso de Prata no mesmo festival há quase dez anos. Voltando a Berlim, o cineasta disse:
- O termo 'seqüência' tem conotações estranhas. 'Seqüência' quer dizer 'interesse econômico'. As seqüências geralmente são produzidas um ou dois anos depois do original. Obviamente, não foi esse o caso com nosso filme. Nós o fizemos por razões pessoais. Falávamos sobre isso desde que concluímos Antes do amanhecer. Era apenas uma questão de quando e como.
Enfim, Linklater voltou a dar prosseguimento a seu filme romântico. Quanto a Crowe, muita gente, inclusive esta coluna, gostaria de saber o que aconteceu com Lloyd e Diane, de Digam o Que Quiserem. O que teria acontecido após cruzarem o oceano naquela viagem de avião?