Los Angeles, em candidatura para sediar os jogos de verão pela terceira vez após 1932 e 1984, era vista em primeiro lugar na corrida contra Paris e Budapeste até a eleição de Trump este mês
Por Redação, com Reuters - de Doha:
Os líderes da candidatura olímpica de Los Angeles 2024 tentaram dissipar nesta terça-feira as preocupações dentro do movimento olímpico após a vitória de Donald Trump nas eleições presidenciais dos EUA, dizendo que a candidatura continuaria a "celebrar nossa diversidade".
Los Angeles, em candidatura para sediar os jogos de verão pela terceira vez após 1932 e 1984. Era vista em primeiro lugar na corrida contra Paris e Budapeste até a eleição de Trump este mês.
O prefeito de Los Angeles Eric Garcetti, democrata, havia alertado que a vitória do republicano Trump não ajudaria na candidatura. Dada a composição dos 98 membros votantes do Comitê Olímpico Internacional (COI).
Eleição presidencial
Trump gerou controvérsias na corrida à eleição presidencial. Com propostas incluindo um pedido de banimento à entrada de muçulmanos nos Estados Unidos. A construção de um muro na fronteira entre Estados Unidos e México.
– Nós acabamos de terminar nossa eleição presidencial. Alguns de vocês podem questionar nosso comprometimento em relação a nossos princípios fundadores – disse Allyson Felix, responsável pela candidatura de Los Angeles e seis vezes campeão olímpico. Em reunião de comitês olímpicos nacionais em Doha.
– Eu tenho uma mensagem para vocês. Por favor não duvidem de nós. A diversidade norte-americana é nossa maior força.
A audiência também incluía o presidente do COI Thomas Bach, bem como presidentes de federações esportivas internacionais e membros do COI.
O COI irá escolher a candidatura vencedora em setembro de 2017.