Brasileira está entre as cinco finalistas na categoria de melhor atriz. Já obra de Walter Salles disputa títulos de melhor filme e melhor filme internacional.
Por Redação, com DW – de Los Angeles
A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood indicou nesta quinta-feira os finalistas que vão concorrer ao Oscar 2025.

Após ser consagrada com o Globo de Ouro 2025, como Melhor Atriz em Filme de Drama, Fernanda Torres agora concorre oficialmente à categoria de Melhor Atriz no Oscar. Além dela, foram indicadas também Cynthia Erivo (Wicked), Karla Sofía Gascón (Emilia Pérez), Mikey Madison (Anora) e Demi Moore (The Substance).
Já a obra Ainda Estou Aqui, dirigida por Walter Salles, vai concorrer a Melhor Filme e também a Melhor Filme Internacional.
Em Melhor Filme, o longa-metragem vai disputar com Anora, O Brutalista, Um Completo Desconhecido, Conclave, Duna: Parte 2, Emilia Pérez, Nickel Boys, A Substância e Wicked.
Na categoria Melhor Filme Internacional, a obra disputa o prêmio com o longa-metragem frânces vencedor do Globo de Ouro, Emilia Pérez; além de Flow (Lituânia), A Garota da Agulha (Dinamarca) e A Semente do Fruto Sagrado (Alemanha).
Com a indicação, a produção brasileira repete a dobradinha de 1999, quando Central do Brasil, também dirigida por Walter Salles, concorreu à categoria de Melhor Filme Internacional e Fernanda Montenegro disputou o prêmio de Melhor Atriz.
O evento que premia os vencedores acontecerá no dia 2 de março em Los Angeles. A apresentação será comandada pelo comediante americano Conal O’Brien. O anúncio foi adiado duas vezes em decorrência dos incêndios que atingiram a cidade.
Relembre a participação brasileira no Oscar
Outros longa-metragens brasileiros também concorreram ao Oscar em outras ocasiões. Em 2004, Cidade de Deus foi indicado em quatro categorias, direção, roteiro adaptado, montagem e fotografia. Produções brasileiras voltaram aos finalistas em Los Angeles com O Menino e o Mundo, na categoria de Melhor Filme de Animação (2016), e Democracia em Vertigem, que concorreu a Melhor Documentário (2020).
Na categoria Melhor Filme Internacional, os filmes O Pagador de Promessas (1963), O Quatrilho (1996) e O Que É Isso, Companheiro? também disputaram como finalistas.
Em 1986, a produção americana-brasileira O Beijo da Mulher Aranha concorreu ao maior prêmio da noite, de Melhor Filme. O Brasil nunca ganhou a estatueta.