O setor de papel e celulose deve ter um bom desempenho no mercado de capitais em 2005, segundo relatório da Global Invest. A avaliação é a demanda da China tenha aquecimento no próximo ano, sustentando uma elevação dos preços.
- Além do Brasil, a Austrália é uma outra opção para a demanda chinesa - comentou a Global Invest. Na América Latina, as empresas uruguaias Botnia e Ence também tendem a disputar uma fatia desse mercado, mas com pouco risco para as fornecedoras brasileiras.
- Soma-se a isso a perspectiva de recuperação do dólar, beneficiando o resultado de exportações das empresas, e o aquecimento econômico local - consta do relatório. A GlobalInvest recomenda ações da Aracruz, maior fabricante de celulose branqueada de eucalipto do mundo, e da VCP .
No mercado local, já se nota uma ampliação da demanda.
- O segundo semestre, que geralmente é melhor para o setor de papel por conta da impressão de livros didáticos para o ano letivo seguinte, entre outros motivos, já aponta para uma recuperação - informou a Global Invest. O senão é a expansão da capacidade, mas investimentos estão previstos.