As localidades citadas pelo Parlamento foram locais de ocupação temporária de tropas russas e que, quando foram retomadas por Kiev, tiveram fossas comuns encontradas com centenas de corpos de civis, muitos com sinais de tortura.
Por Redação, com ANSA - de Bruxelas
O Parlamento Europeu aprovou nesta quinta-feira uma resolução que cobra que a União Europeia institua um tribunal internacional especial, em estreita colaboração com a Ucrânia e com a comunidade internacional, para julgar as lideranças políticas e militares da Rússia por conta da invasão no país vizinho.
O documento recebeu 472 votos a favor, 19 contrários e 33 eurodeputados se abstiveram.
O texto justifica a criação do órgão especial porque as "atrocidades cometidas pelas forças armadas russas em Bucha, Irpin e muitas outras cidades" revelam a brutalidade da guerra e destacam a importância de uma ação internacional coordenada para estabelecer a responsabilidade segundo o direito humanitário.
Tropas russas
As localidades citadas pelo Parlamento foram locais de ocupação temporária de tropas russas e que, quando foram retomadas por Kiev, tiveram fossas comuns encontradas com centenas de corpos de civis, muitos com sinais de tortura. Além disso, pessoas foram mortas aparentemente sem motivo nenhum na beira de estradas locais.
Ainda conforme os parlamentares, a instituição de um tribunal do tipo serviria para preencher a lacuna existente no atual ambiente internacional em termos de justiça penal e o órgão poderia ainda se unir aos esforços investigativos do Tribunal Penal Internacional (TPI).