Os autores são investigados pelos crimes de estelionatos, uso de documentos falsos, organização criminosa e lavagem de capitais.
Por Redação, com ABr – de Brasília
A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quarta-feira, em Porto Velho/RO e em Fortaleza/CE, a Operação Via Fraudis, visando a coleta de elementos informativos em investigação que apura crimes de fraudes bancárias, uso de documentos falsos, organização criminosa e lavagem de capitais.

As investigações, que contaram com o apoio da Centralizadora Nacional de Segurança e Prevenção à Fraude da Caixa Econômica Federal (CEFRA), constataram que o esquema consistia na falsificação de documentos de servidores públicos estaduais. Com esses documentos fraudulentos, os envolvidos conseguiam aprovações de crédito, causando prejuízo às instituições financeiras. A investigação buscou identificar todos os participantes do crime e avaliar a extensão dos danos causados.
Foram obtidas provas que demonstraram a prática, em tese, de ao menos 15 ações criminosas, além dos crimes de constituição de organização criminosa e lavagem de capitais, sendo apurada a obtenção de vantagem ilícita pelos autores que superaria R$ 400 mil.
Foi dado cumprimento a 11 mandados de busca e apreensão, sendo oito cumpridos em Porto Velho/RO e três em Fortaleza/CE, além de ter sido determinada a medida cautelar de sequestro/arresto de bens de investigados. Os autores são investigados pelos crimes de estelionatos, uso de documentos falsos, organização criminosa e lavagem de capitais.
Produtos importados roubados
Policiais da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado conseguiram recuperar um veículo e diversos produtos importados, na noite de segunda-feira, que foram roubados anteriormente, e abandonados em uma residência.
Após o recebimento de informações, o veículo GM/Onix, prata e placas brasileiras, com registro de roubo, foi encontrado abandonado em uma rua no bairro Vila C. Na mesma região, em uma residência situada em uma rua próxima, foi localizado diversos produtos eletrônicos, importados do Paraguai, ainda acondicionados nas sacolas das lojas estrangeiras, que foram roubados junto com o veículo. Os policiais ainda encontraram dois revólveres usados pelos assaltantes na ação do roubo.
As diligências tiveram continuidade, sendo possível localizar um veículo VW/Polo, branco com placas brasileiras, utilizado pelos assaltantes em uma terceira residência, também na mesma região.
Nenhum dos envolvidos pelo assalto foi encontrado. Os dois veículos, os produtos eletrônicos e os dois revólveres foram levados para a Delegacia da Polícia Civil para a realização dos procedimentos legais.
A FICCO é uma força integrada de combate ao crime organizado do Paraná, composta pela Polícia Federal (PF), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Militar (PM), Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN) e Secretaria de Segurança Pública do Paraná (SESP/PR).