Rio de Janeiro, 21 de Dezembro de 2025

PF prende suposto mafioso norte-americano no Rio

Quinta, 25 de Novembro de 2004 às 17:05, por: CdB

A Polícia Federal anunciou na quinta-feira a prisão de um suposto membro de primeiro escalão do clã mafioso Gambino, de Nova York.

O americano John Edward Alite, 44, também conhecido como John Alletto, foi detido na noite da quarta-feira quando caminhava na orla carioca, segundo uma porta-voz da PF. "Foi uma ação preparada. O homem estava vivendo em Copacabana desde dezembro passado com um visto de turista que já expirou", afirmou ela. A ação teve ajuda da Interpol e de agentes do FBI (polícia federal dos Estados Unidos).

Alletto é suspeito de chefiar um dos braços da organização criminosa Cosa Nostra em Nova York e é foragido da Justiça norte-americana. Ele aguarda o processo de extradição na carceragem da PF no Rio.

Entre as acusações contra ele estão as de controlar negócios ilegais, envolvimento com jogos de azar, extorsão, narcotráfico e homicídio.

O Brasil se empenha há anos para acabar com a reputação do país -- e especialmente do Rio -- como refúgio de criminosos internacionais. Foi o caso do inglês Ronald Biggs, autor de um espetacular assalto a um trem pagador no Reino Unido. Ele se mudou para o Rio depois de fugir da cadeia e, em 2001, se rendeu à polícia, após 36 anos, e voltou para o Reino Unido, onde cumpre o restante da sua pena de 30 anos de prisão, apesar da sua saúde precária.

Tags:
Edições digital e impressa