Rio de Janeiro, 06 de Novembro de 2024

Plantio agrícola pode recuperar áreas degradadas

Arquivado em:
Quarta, 23 de Agosto de 2006 às 08:59, por: CdB

Áreas superiores a 60 milhões de hectares, desmatadas para a utilização como pasto na pecuária, poderão ser recuperados com o plantio agrícola. A idéia é da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), que criou o Sistema de Integração Lavoura Pecuária, divulgado nesta quarta-feira. O projeto estimula a parceria entre agricultores, produtores de grãos, e pecuaristas para uso comum de terrenos. Para possibilitar a integração é aplicado o sistema de rodízio, os agricultores plantam nas áreas desmatadas e após a colheita entregam o terreno com novo pasto para o criador de rebanhos.

Além de recuperar as áreas, o sistema diminui o desmatamento de novos terrenos para a plantação de pasto, garante o secretário de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo do Ministério da Agricultura, Marcio Portocarrero.

- Se a gente consegue, por meio de tecnologia, reintroduzir 60 milhões de hectares degradados pelo pasto. Nós evitamos desmatar novos 60 milhões de hectares, preservando o meio ambiente, além de gerar empregos - afirmou.

Segundo o pesquisador da Embrapa, engenheiro agrônomo Luiz Carlos Balbino, "a importância do projeto está na possibilidade de produzir diferentes culturas em um mesmo terreno, gerando equilíbrio para o meio ambiente e lucro para a agropecuária".

O sistema de integração é financiado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), e pelo Fundo Constitucional do Centro-Oeste. O limite de empréstimo é de R$ 300 mil por produtor.

Tags:
Edições digital e impressa
 
 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo