A unidade FPSO Marlim Sul da Petrobras iniciou nesta terça-feira a produção, na Bacia de Campos, litoral norte do Estado do Rio. A empresa acrescenta que a unidade tem capacidade de processar 100 mil barris de petróleo por dia, armazenar 1,6 milhão de barris de petróleo, comprimir 2,3 milhões m³ de gás por dia e injetar 125 mil barris de água por dia.
O FPSO-Marlim Sul foi afretado pela Petrobras junto à empresa SBM Inc, em janeiro de 2003, por um prazo de cerca de oito anos. Segundo a nota da empresa, a nova unidade representa o início da produção do Sistema Complementar do Módulo 1 do Campo de Marlim Sul, compreendendo cinco poços produtores de óleo, quatro poços injetores de água, dutos submarinos de coleta da produção e escoamento de gás, além da própria plataforma. O sistema deverá alcançar seu pico de produção ainda no segundo semestre deste ano.
De acordo com a estatal, unidade de produção inicia sua operação com todos os sistemas de segurança e ambientais em pleno funcionamento, garantindo padrões adequados de segurança das pessoas e instalações e a proteção ao meio ambiente, em conformidade com as exigências dos órgãos ambientais e com a política de segurança, meio ambiente e saúde adotada pela Petrobras.