A Petrobras iniciou ontem a produção de petróleo pela plataforma FPSO P-43. A plataforma estava prevista inicialmente para entrar em operação em meados de novembro, após 18 meses de atraso. A unidade está estacionada em lâmina d´água de 800 metros, no campo de Barracuda, na Bacia de Campos, e vai produzir 150 mil barris por dia. O poço está ligado à plataforma por um duto submarino de 3.668 metros.
O próximo poço a ser interligado à P-43 será o BR-51 cuja vazão prevista é de 11.950 barris/dia. Outros poços serão progressivamente interligados à plataforma até completar o total de 34 poços, sendo 20 produtores e 14 injetores. A P-43, posicionada a 160 km da cidade de Macaé, litoral Norte Fluminense, tem a capacidade total de produção de óleo de 150 mil barris/dia e de compressão de gás de seis milhões de m3 por dia.
Projeto Barracuda-Caratinga
Junto com sua irmã gêmea, a P-48, esta plataforma integra o Projeto Barracuda-Caratinga que aumentará em 300 mil barris diários a capacidade de produção da Petrobras.
Os dois campos cobrem uma área de 493 km2, o que equivale a uma vez e meia o tamanho da Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro. A plataforma P-48, destinada ao Campo de Caratinga, já saiu do Estaleiro Fels-Setal, em Angra dos Reis - RJ e se encontra em fase de testes de mar na Baía da Ilha Grande.