Rio de Janeiro, 15 de Dezembro de 2025

Políticos demostram pesar pela morte de Apolônio de Cavalho

O comunista histórico Apolônio Pinto de Carvalho, considerado um dos maiores ícones da luta política no Brasil, morreu nesta sexta-feira, no Rio de Janeiro, aos 93 anos. O tenente-artilheiro Apolônio de Carvalho vivia no Leblon, Zona Sul do Rio de Janeiro. (Leia Mais)

Sexta, 23 de Setembro de 2005 às 17:54, por: CdB

O comunista histórico Apolônio Pinto de Carvalho, considerado um dos maiores ícones da luta política no Brasil, morreu nesta sexta-feira, no Rio de Janeiro, aos 93 anos. Ele somente recebeu a anistia, no Brasil, ano passado. O tenente-artilheiro Apolônio de Carvalho vivia no Leblon, Zona Sul do Rio de Janeiro.

Ele estava internado devido a uma forte pneumonia e morreu devido a uma parada respiratória. Segundo o filho mais velho de Apolonio de Carvalho, René de Carvalho, o pai será cremado no Crematório do Caju, neste domingo.

Apolônio foi expulso do Exército pela ditadura Vargas. Voluntário das Brigadas Internacionais, lutou pela democracia na Guerra Civil espanhola e foi combatente da Resistência Francesa. Há 50 anos, sua bravura foi reconhecida pela França, onde é considerado herói nacional.

Em dezembro de 1946, de volta ao Brasil, participou da vida política do país. Preso e torturado pelo Regime Militar de 1970, foi banido em junho do mesmo ano, juntamente com outros presos políticos, em decorrência do seqüestro do embaixador da Alemanha. Em outubro de 1979 retornou ao Brasil, sob a proteção da Lei de Anistia daquele ano. Em fevereiro de 1980 participou da fundação do Partido dos Trabalhadores (PT).

"Apolônio do Brasil, Apolônio do Mundo" foi chamado pelo escritor Jorge Amado de "um herói de três pátrias".

Nota de pesar

O PT divulgou, no início da noite desta sexta, manifestação de pesar pela morte de Apolônio de Carvalho, assinada pelo presidente do Partido, Tarso Genro. Segue a íntegra da nota:

"O Partido dos Trabalhadores manifesta o seu profundo pesar pelo falecimento de seu fundador e militante de primeira linha Apolônio de Carvalho, ocorrido nesta sexta-feira, no Rio de Janeiro.

"Apolônio combateu o fascismo na guerra civil espanhola, foi herói da resistência contra o nazismo, na França, e lutador destemido pela democracia no Brasil. Defendeu, ao longo de sua vida exemplar, todas as causas que se vinculam à justiça e à igualdade. Trabalhou sempre pela construção do Partido dos Trabalhadores.

"Para nós, honrar a memória de Apolônio de Carvalho é prosseguir na luta pela transformação social e pela consolidação de um projeto democrático e socialista para o nosso país.

"É também prosseguir na luta pela consolidação de um partido que saiba construir um projeto democrático de nação e afirmar, no plano social, político e econômico, os direitos das classes trabalhadoras e de todo o povo brasileiro".

Lula lamenta

Em nota divulgada pelo Palácio do Planalto, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva diz que recebeu com "enorme tristeza" a notícia da morte do "querido amigo e companheiro".  Lula classificou Carvalho como um dos maiores exemplos de "bravura, coragem e coerência da história brasileira".

Tags:
Edições digital e impressa