A presidente eleita da Libéria, Ellen Johnson-Sirleaf, vai se transformar nesta segunda-feira na primeira mulher a assumir o poder pelo voto popular na África. A cerimônia de posse de Johnson-Sirleaf na capital liberiana, Monróvia, vai contar com a presença de líderes de diversos países, entre eles a primeira-dama dos Estados Unidos, Laura Bush, e a secretária de Estado norte-americana, Condoleezza Rice.
Além delas, estarão presentes também o ministro do Exterior da China, Li Zhaoxing, e líderes africanos como Thabo Mbeki, da África do Sul; Abdoulaye Wade, do Senegal; John Kufuor, de Ghana, e Laurent Gbagbo, da Costa do Marfim. A segurança na capital foi reforçada para a ocasião, e cerca de 500 soldados de paz da Organização das Nações Unidas (ONU) estão de prontidão nas ruas.
Dois navios de guerra americanos foram ancorados na costa da Libéria para demonstrar o apoio americano ao novo governo. Johnson-Sirleaf afirmou que o seu objetivo é reviver a esperança, depois de 14 anos de guerra civil. Para ela, restaurar a ordem e o império da lei no país será o seu principal desafio.
- Estou emocionada pelo potencial daquilo que represento: as aspirações das mulheres da Libéria, da África e de todo o mundo - afirmou a presidente eleita.
Johnson-Sirleaf tem 67 anos e conquistou 59% dos votos nas eleições de novembro, derrotando o ídolo do futebol George Weah.