O príncipe Rainier II de Mônaco, morto nesta quarta-feira aos 81 anos, transformou um pequeno principado em um paraíso de milionários. Veja a seguir alguns dos principais fatos da vida dele:
- Rainier Louis Henri Maxence Bertrand de Grimaldi nasceu em 31 de maio de 1923. Ele era descendente dos Grimaldis genoveses, um dos quais -- François Grimaldi, o malvado -- conquistou Mônaco em 1927.
- Único filho homem da princesa Charlotte de Mônaco e do conde Pierre de Polignac, ele foi inicialmente educado em escolas britânicas, depois em Le Rosey, escola próxima a Genebra, antes de ingressar na Universidade de Montpellier, no sul da França, e ir para Paris, onde estudou ciências políticas.
- Quando ele tinha 21 anos, sua mãe renunciou a seus direitos ao trono em seu favor. Um decreto de junho de 1944 o tornou herdeiro de seu avô, o príncipe Louis 2o., que estava no poder.
- Em 1945, ele recebeu a Croix de Guerre com uma estrela de bronze por bravura; dois anos depois, a Legião de Honra lhe foi dada por serviços militares.
- Louis II morreu em 9 de maio de 1949, logo após delegar seus poderes ao príncipe, que começou seu reinado em 11 de abril de 1950.
- A princesa Grace, antes conhecida como Grace Kelly e com quem se casara em 1956, morreu em um acidente de carro em 1982. Suas duas filhas, Caroline e Stephanie, tiveram uma série de relacionamentos que atraíram atenção internacional, enquanto seu herdeiro, Albert, ainda não se casou.
- Como o último autocrata constitucional da Europa, ele levou Mônaco a uma era de arranha-céus e bancos internacionais, recebendo o apelido de "o construtor".