Rio de Janeiro, 01 de Fevereiro de 2026

PT expressa solidariedade ao governo cubano, alvo dos EUA

O PT expressa solidariedade ao povo cubano, defendendo sua soberania e autodeterminação diante das novas ameaças do governo dos EUA.

Domingo, 01 de Fevereiro de 2026 às 14:29, por: CdB

O partido afirma que a soberania e a autodeterminação do povo cubano estão novamente sob risco, em meio a uma ofensiva que, segundo o texto, amplia a pressão dos Estados Unidos sobre países da América Latina.

Por Redação – de Brasília

Em nota pública que será encaminhada aos parlamentares da Câmara e do Senado nesta segunda-feira, após a retomada dos trabalhos legislativos, a Comissão Executiva Nacional do PT se manifesta em apoio à República de Cuba. O partido classifica como inadmissível as novas ameaças do governo do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ao governo de Havana.

PT expressa solidariedade ao governo cubano, alvo dos EUA | Um homem amarra uma bandeira cubana no telhado da Universidade de Havana, em protesto contra os EUA
Um homem amarra uma bandeira cubana no telhado da Universidade de Havana, em protesto contra os EUA

O partido afirma que a soberania e a autodeterminação do povo cubano estão novamente sob risco, em meio a uma ofensiva que, segundo o texto, amplia a pressão dos Estados Unidos sobre países da América Latina.

No documento, o PT sustenta que, após ações recentes contra a Venezuela, a administração Trump teria direcionado seu foco para Cuba, aprofundando uma estratégia de isolamento político e econômico. A legenda destaca que a ilha caribenha enfrenta há mais de seis décadas um bloqueio unilateral, classificado como criminoso, que limita seu desenvolvimento e compromete condições básicas de vida da população.

 

Cotidiano

A nota afirma que o governo dos Estados Unidos pretende intensificar esse cerco ao impor novas restrições, com o objetivo de impedir o fornecimento de combustíveis à ilha. Segundo o texto, essa medida afetaria diretamente a geração de energia elétrica e o transporte, agravando ainda mais o cotidiano dos cubanos e cubanas e inviabilizando inclusive o comércio de caráter humanitário.

Para a Executiva Nacional do PT, esse tipo de pressão representa mais um ataque à soberania de um país latino-americano. O partido defende o fim imediato do bloqueio econômico contra Cuba e sua plena reinserção na política e na economia internacionais, como forma de garantir o direito ao desenvolvimento e à autodeterminação nacional.

Ao concluir a nota, a direção do PT reafirma que seguirá em solidariedade ao povo cubano, à sua soberania e aos ideais de justiça social associados à Revolução Cubana.

 

Leia, a seguir, a íntegra da nota:

“O Partido dos Trabalhadores manifesta seu total apoio à República de Cuba ante as ameaças sofridas pela administração de Donald Trump e defende a soberania e a autodeterminação do povo cubano.

Após invadir a Venezuela e sequestrar o presidente Nicolás Maduro, o governo estadunidense avança ainda mais sobre a América Latina, tendo como alvo agora o povo cubano e sua Revolução. Cuba já sofre um bloqueio unilateral criminoso há mais de 65 anos, que impede o país de se desenvolver livre e plenamente.

O governo Trump quer agora sufocar totalmente a economia cubana ao impor mais um bloqueio e evitar que combustíveis cheguem à ilha, impedindo a geração de eletricidade e o transporte inviabilizando ainda mais a vida de cubanas e cubanos. Isto equivale a impedir o comércio humanitário com a ilha, que garante as mínimas condições de vida de seu povo.

Defendemos o fim do bloqueio contra Cuba e sua total reinserção na política e economia mundiais.

Não podemos aceitar mais um ataque à soberania de um país da América Latina e esta ameaça criminosa contra o povo cubano. Seguiremos defendendo o povo cubano, seu direito à autodeterminação, sua soberania, a Revolução Cubana e seus ideais de justiça social.

Brasília, 31 de janeiro de 2026.”

Edições digital e impressa