O ator Arnold Schwarzenegger mostrou no domingo que dinheiro não será um problema na sua campanha para eleger-se governador da Califórnia (EUA) -- o astro faturou mais de 50 milhões de dólares em apenas dois anos.
A declaração de renda de Schwarzenegger, divulgada em uma entrevista coletiva, indicou que ele ganhou 31 milhões de dólares em 2000 e pagou mais de 10 milhões em impostos federais e estaduais. Em 2001, a renda dele caiu um pouco, para 26,1 milhões, com 9,3 milhões de dólares em impostos.
Nesses dois anos, o ator também fez doações para instituições de caridade que somaram quase 5 milhões de dólares, incluindo 1,1 milhão para a Proposição 49, a iniciativa popular de projeto de lei que conseguiu elevar os fundos destinados para programas pós-escolares.
A conselheira da campanha de Schwarzenegger para assuntos legais, Collen McAndrews, quando questionada sobre se, caso eleito, o ator seria o governador mais rico da história da Califórnia, reconheceu que a fortuna dele era superior a de ex-governadores como Jerry Brown, e a do atual titular do cargo, Gray Davis.
A maior parte da renda de Schwarzenegger vem da indústria do cinema.
O astro de "Exterminador do Futuro" possui ações de várias empresas, entre as quais a Starbucks, a PepsiCo, a Coca Cola e a Roto Rooter. Schwarzenegger tem também milhões de dólares investidos em títulos municipais e estaduais.
Nas suas aparições públicas, o republicano nascido na Áustria afirma ser tão rico que não será vítima de interesses setoriais. Se eleito, o patrimônio dele passará a ser administrado por um trust.
Todos os mais de 190 candidatos ao governo da Califórnia foram obrigados a preencher um formulário com informações sobre patrimônio e renda.