Milhares de membros da comunidade latina na Califórnia realizaram nesta sexta-feira protestos contra uma decisão tomada pelo recém-eleito governador do Estado, Arnold Schwarzenegger.
Schwarzenegger anulou uma lei aprovada no governo anterior que, quando entrasse em vigor, permitiria que imigrantes ilegais ou sem documentos tirassem a carteira de motorista.
O governador afirmou que a lei tornaria mais fácil para terroristas obterem o documento na Califórnia.
Os imigrantes, por sua vez, dizem que precisam das carteiras de motorista para conseguirem trabalho e transportarem suas famílias.
Campanha
Um das promessas de campanha de Schwarzenegger era justamente anular a lei.
Muitos latinos decidiram não ir ao trabalho nem enviar seus filhos às escolas nesta sexta-feira, apoiando o protesto.
Também foram realizadas manifestações em algumas cidades.
A agência de notícias Associates Press informou que cerca de 400 pessoas marcharam no leste de Los Angeles em um protesto contra o governador.
Contudo, segundo o correspondente da BBC em Los Angeles Peter Bowes, o apoio a estes protestos foi irregular.
Cerca de 11 milhões de latinos vivem na Califórnia, o que representa mais de 30% da população total do Estado.
A lei aprovada pelo ex-governador Gray Davis entraria em vigor no mês que vem