Rio de Janeiro, 20 de Dezembro de 2025

Sem-terra ocupam fazenda Mattei, no norte do Rio Grande do Sul

Os sem-terra dizem que a área tem aproximadamente 600 hectares. Mas o proprietário, Jair Mattei, teria declarado, em 2016, somente 185 hectares

Domingo, 26 de Fevereiro de 2017 às 13:43, por: CdB

Os sem-terra dizem que a área tem aproximadamente 600 hectares. Mas o proprietário, Jair Mattei, teria declarado, em 2016, somente 185 hectares

 

Por Redação - de Porto Alegre

 

Cerca de 300 militantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e ao Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) ocuparam, na manhã deste domingo, a Fazenda Mattei. A propriedade fica na comunidade Arvoredo, município de Pontão, no norte do Rio Grande do Sul. O objetivo dos sem-terra é denunciar a concentração e a suposta grilagem de terra no local, de acordo com os movimentos.

sem-terra.jpg
Os sem-terra gaúchos seguem acampados na Fazenda Mattei, no norte do Estado

Os organizadores da ação dizem que a área tem aproximadamente 600 hectares. Mas o proprietário, Jair Mattei, teria declarado, para efeito fiscal em 2016, somente 185 hectares à Receita Pública Estadual da Secretaria da Fazenda.

Sem-terra acampados

— Mattei declara uma produção dez vezes maior do que suporta a propriedade escriturada. (Basta verificar) a realidade da produtividade da região — diz o agricultor Gerônimo Silva.

Os participantes da mobilização cobram dos responsáveis a investigação da produtividade da área. Querem, ainda, que seja apurada a suposta prática de grilagem de terra.

Tags:
Edições digital e impressa