"Shrek 2", o filme sobre o monstro verde Shrek e sua noiva, a princesa Fiona, superou "Procurando Nemo" para tornar-se o filme de animação de maior bilheteria de todos os tempos nos Estados Unidos e Canadá, anunciou o estúdio DreamWorks na segunda-feira.
Até o domingo, o filme de animação computadorizada já tinha vendido 354 milhões de dólares em ingressos nos dois países. O longa estréia no Brasil na sexta-feira.
O número supera as cifras obtidas por "Procurando Nemo", o grande sucesso do ano passado produzido pela Pixar e a Disney, que arrecadou 339,9 milhões de dólares em base comparável, e a criação de 1994 da Disney "O Rei Leão", que liderou a bilheteria dos desenhos animados durante anos com seus 328,4 milhões de dólares acumulados.
"Shrek 2" já é o nono na lista dos maiores sucessos de bilheteria de todos os tempos na América do Norte, à frente do número 10, "O Senhor dos Anéis -- As Duas Torres" (340 milhões de dólares), e prestes a superar o número 8, "Jurassic Park" (356,7 milhões de dólares).
"Shrek 2" foi produzido e distribuído pela DreamWorks SKG.