Rio de Janeiro, 18 de Dezembro de 2025

Superman agrada fãs em seu retorno aos cinemas

Sexta, 07 de Julho de 2006 às 08:01, por: CdB

A capa pode ter perdido um pouco da intensidade do vermelho e o símbolo do super-herói. O uniforme azul pode estar com um visual mais moderno. Mas, em geral, o Homem de Aço de Superman - O Retorno é o mesmo dos filmes da série com Christopher Reeve, não decepcionando os fãs. 
 
Já nos créditos de abertura, o público acredita que está vendo uma "continuação" da série com Christopher Reeve. A inesquecível música do premiado John Williams serve de trilha para os créditos iniciais com os nomes de atores e equipe do filme "voando em azul" tendo o universo como plano de fundo.

Superman - O Retorno foi dirigido por Bryan Singer, o mesmo de X-Men (2000) e X-Men 2 (2003) e já tem uma seqüência anunciada para 2009. Dessa vez o super-herói é vivido pelo estreante Brandon Routh, cujo um dos poucos defeitos era não ter os olhos azuis - ele usou lentes de contato no filme.

O longa mostra o mundo cinco anos após o misterioso sumiço do Superman. Sem ele, a violência aumentou na cidade de Metrópolis e seus arredores. Mas o pior ainda está por vir, graças a Lex Luthor (Kevin Spacey), que saiu da prisão, e quer usar os segredos tecnológicos do super-herói em benefício próprio.

Lois Lane (Kate Bosworth) também mudou desde que Superman a deixou sem dizer uma só palavra. Ela parece ter esquecido seu grande amor e tocou sua vida: está noiva de um sobrinho do editor do Planeta Diário e tem um filho pequeno para cuidar. Decepcionada com o super-herói, ela escreveu um artigo intitulado  Por que o mundo não precisa do Superman e ganhou o Prêmio Pulitzer por ele.

Após uma longa busca por um lugar no universo, Superman acaba voltando para a Terra e para a fazenda da família Kent. Mas seu destino está em Metrópolis, onde está Lois Lane e onde grandes perigos o aguardam. Aliás, a relação "impossível" entre Superman e Lois Lane é o destaque do filme.

- O Super-Homem sempre foi uma história de amor, a mais romântica que jamais contei - afirmou o diretor Bryan Singer.

Além de Brandon Routh, cuja performance foi muito elogiada pela imprensa norte-americana por sua aparente facilidade em encarnar o papel e por sua semelhança fisíca com Christopher Reeve. A atuação de Kevin Spacey como o inimigo número 1 de Superman também merece crédito. Ao lado de sua fiel escudeira, a "burrinha" Kitty (Parker Posey), Lex é responsável por arrancar gargalhadas da platéia.

Apesar de algumas reações diferentes, como a crítica da revista Time que vê o retorno de Superman como "o super-herói filho de Deus", Superman - O Retorno conquistou o público norte-americano e promete conquistar os fãs brasileiros, como uma seqüência dos filmes com Christopher Reeve. O diretor Bryan Singer tentou ser fiel à série anterior, até na "participação" (por meio de um vídeo de arquivo) de Marlon Brando como Jor-El, pai de Superman.

Superman - O Retorno estréia no Brasil na próxima sexta-feira.

Tags:
Edições digital e impressa