Rio de Janeiro, 20 de Dezembro de 2025

Suspeito de ataque em Quebec é descrito como 'nerd solitário'

O estudante franco-canadense acusado de matar seis pessoas a tiros em uma mesquita na Cidade de Quebec era conhecido na Internet como um apoiador da política francesa de extrema-direita

Terça, 31 de Janeiro de 2017 às 09:22, por: CdB

O perfil online de Bissonnette, que compareceu brevemente a um tribunal na segunda-feira, mostrou uma variedade ampla de interesses

Por Redação, com Reuters - de Quebec:

O estudante franco-canadense acusado de matar seis pessoas a tiros em uma mesquita na Cidade de Quebec era conhecido na Internet como um apoiador da política francesa de extrema-direita Marine Le Pen e foi descrito por um ex-colega de classe como um "nerd que não se misturava".

ataque-2.jpg
Pessoas vistas em homenagem em Montreal às vítimas de ataque em uma mesquita na Cidade de Quebec

Alexandre Bissonnette, de 27 anos, o único suspeito do ataque da noite de domingo, recebeu seis acusações de homicídio doloso qualificado e cinco acusações de tentativa de homicídio com arma restrita. A polícia disse que ele agiu sozinho.

Ele não era monitorado pelas autoridades. Mas uma publicação do grupo "Boas-vindas aos Refugiados – Cidade de Quebec" no Facebook disse que Bissonnette era, "infelizmente, conhecido por vários ativistas da Cidade de Quebec por suas posições pró-Le Pen e identidade antifeminista na Université Laval e nas redes sociais".

O perfil online de Bissonnette, que compareceu brevemente a um tribunal na segunda-feira, mostrou uma variedade ampla de interesses.

Em sua página de Facebook, ele indicou que gosta de Le Pen, do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e do partido separatista Parti Québecois, assim como do Novo Partido Democrático, legenda de esquerda do Canadá, das Forças de Defesa Israelenses, da banda de heavy metal Megadeth e da cantora pop Katy Perry.

– Eu o descartei por ele ser xenófobo. Nunca pensei nele como totalmente racista, mas ele estava fascinado com um movimento nacionalista racista radical – disse Vincent Boissoneault, colega da Universidade Laval, ao jornal Globe and Mail. Ele disse que os dois discutiam frequentemente por causa das opiniões de Bissonnette sobre refugiados e de seu apoio a Le Pen e Trump.

Ataque

O advogado de Bissonnette, Jean Petit, não quis se pronunciar na corte na segunda-feira. No mesmo dia, a Universidade Laval confirmou que Bissonnette é um aluno de Ciências Sociais na instituição.

Bissonnette era um "nerd que não se misturava" cerebral. Disse o ex-colega de ensino médio Simon de Billy. Acrescentando que o suspeito e seu irmão gêmeo eram inseparáveis.

– Ele era um leitor ávido. Conhecia muito sobre história e sobre temas atuais, política atual. Esse tipo de tópicos – disse De Billy. "Ele era meio solitário, sempre com o irmão gêmeo, não tinha nenhum amigo".

– Ele não era fisicamente forte ou imponente, e provavelmente sofreu um pouco, provavelmente não era levado a sério... debochavam dele, ele era o alvo das piadas.

Tags:
Edições digital e impressa