Rio de Janeiro, 13 de Setembro de 2026

Três são mortos em Bagdá e bombas explodem em cidades xiitas

Domingo, 19 de Dezembro de 2004 às 09:30, por: CdB

Insurgentes tiraram três funcionários da Comissão Eleitoral do Iraque de um carro em Bagdá neste domingo, dispararam e mataram os três, em mais um ataque destinado a atrapalhar as eleições de 30 de janeiro.

Na cidade xiita de Kerbala, no sul do país, um carro-bomba explodiu perto de uma academia de polícia, provocando pelo menos 12 mortes, segundo o funcionário do principal hospital da cidade. Em Najaf, também uma cidade xiita, outra bomba explodiu, segundo informações preliminares, perto da mesquita Imam Ali, principal santuário xiita.

Os ataques acontecem 4 dias depois que 10 pessoas foram mortas em uma explosão perto de um importante centro religioso em Kerbala.

Um porta-voz da Comissão Eleitoral disse que os três funcionários foram mortos num ataque em Bagdá, mas que não ficou claro se foram atingidos por trabalharem na comissão encarregada de organizar a votação.

"Não sabemos se foram alvejados especificamente por isso," disse o porta-voz Farid Ayar.

Testemunha disseram que os rebeldes abriram fogo contra o veículo antes de tirar três pessoas e disparar contra elas.

O carro foi incendiado e os corpos deixados perto dos destroços.

Guerrilheiros armados com fuzis AK-47 e pistolas montaram uma barricada na rua, parando e revistando todos os carros, apontando armas pela janela.

A polícia tentou chegar ao local do ataque durante horas, em meio a conflitos. Moradores disseram que helicópteros dos EUA voavam em baixa altitude.

O ataque de domingo foi o mais recente de uma série. No sábado, foram lançados morteiros contra um escritórios eleitorais em Dujail, ao norte de Bagdá, matando duas pessoas. Um morteiro também atingiu um escritório eleitoral em Kirkuk, estado rico em petróleo e com divisão étnica, onde a tensão vem crescendo antes da eleição.

Tags:
Edições digital e impressa