Enquanto no Brasil a fusão da Varig e TAM - as duas maiores companhias aéreas em receita - virou uma novela, na Europa a Air France e a holandesa KLM tiveram a autorização da União Européia, nesta quarta, para a fusão das empresas, criando então a maior companhia aérea do mundo em termos de receita. O negócio foi aprovado após as empresas terem aceitado abrir mão de alguns vôos.
A companhia aérea francesa também informou, durante conferência telefônica, que recebeu sinal verde do Departamento de Justiça dos EUA para a fusão. A Comissão Européia informou que as principais preocupações no processo, classificado como a "primeira fusão real no setor europeu de aviação", foram com as rotas entre Paris e Amsterdã e entre a Europa e os Estados Unidos.
Acordos
As empresas aceitaram abrir mão de 94 horários de pousos e decolagens por dia.
"Isso vai permitir às concorrentes lançarem serviços em locais onde a competição seria eliminada ou significativamente reduzida'', segundo comunicado da Comissão, responsável por proteger a concorrência nas 15 nações que compõem o bloco de países europeus.
A Comissão informou que os horários que serão entregues pelas empresas permitirão mais de 31 novos vôos de concorrentes por dia, seis deles entre Amsterdã e Paris.