Rio de Janeiro, 21 de Dezembro de 2025

Vasco bate Cruzeiro por 3 x 2 em São Januário

Terça, 20 de Julho de 2004 às 19:46, por: CdB

Mesmo sem o astro Petkovic brilhar como de costume, o Vasco venceu o Cruzeiro por 3 x 2 na noite desta terça-feira, em São Januário e, além por fim à seqüência de duas derrotas consecutivas no Brasileiro, acabou com o jejum de cinco partidas sem vencer a Raposa. Petkovic, Anderson e Robson Luiz marcaram para o time da casa, enquanto Martinez e Jussiê fizeram os gols celestes.

Mesmo jogando em casa, o Vasco começou a partida em ritmo lento e foi o Cruzeiro quem dominou as ações nos primeiros minutos. Tanto que, aos 9, o time celeste já tinha chegado com perigo por duas vezes quando, após bela troca de passes, Martinez recebeu na entrada da área, chutou e o goleiro Tadic deixou passar: Cruzeiro 1 x 0.

A Raposa continuou mandando no jogo e só não aumentou a diferença porque o goleiro vascaíno se redimiu da falha no gol cruzeirense: Aos 18, saiu com precisão e evitou chute de Jussiê. Depois desse lance, o Cruzeiro pareceu se acomodar e só ameaçou aos 35, numa falta cobrada por Tapia que Tadic se esticou todo e espalmou para escanteio.

Mesmo com a acomodação do adversário, o Vasco precisou de um erro da arbitragem para empatar a partida. Aos 29min, Claudemir foi derrubado por Maldonado próximo à linha da grande área, mas fora dela, e Leonardo Gaciba apitou pênalti. Petkovic cobrou e fez o décimo gol dele no Brasileiro.

O gol animou o time da casa, que passou a comandar as ações e chegou à virada aos 42min: Júnior, que substituiu o lesionado Rodrigo Souto, rolou para Anderson, que dominou a bola, bateu de virada e fez Vasco 2 x 1 Cruzeiro.

A partida ganhou em movimentação no início da segunda etapa e, em 13 minutos, o placar já tinha sido alterado duas vezes: aos 9 minutos, o Vasco armou rápido contra-ataque, Valdir foi lançado pela direita e cruzou para Róbson Luiz completar: Vasco 3 x 1. Quatro minutos depois, Martinez sofreu pênalti de Tadic, Jussiê cobrou com categoria e diminuiu a diferença: 3 x 2.

Após o gol, A Raposa chegou a ensaiar uma pressão, mas sem criar grandes chances de empatar a partida. E, como o Vasco, que passou a jogar nos contra-ataques, não encaixou nenhum, o jogo caiu em qualidade técnica.

Tanto que o Cruzeiro ameaçou novamente apenas aos 30min, numa falta bem cobrada por Maldonado que Tadic soltou, mas o ataque celeste acabou cometendo falta, e aos 48, em chute de Jussiê que o goleiro não deu rebote e garantiu a vitória.

VASCO 3 x 2 CRUZEIRO

Vasco
Tadic, Claudemir, Daniel, Gomes e Diego; Ygor, Rodrigo Souto (Júnior), Robson Luiz e Petkovic; Valdir e Anderson (Denílson)
Técnico: Geninho

Cruzeiro
Artur, Jardel, Marcelo Batatais, Edu Dracena e Leandro; Maldonado, Augusto Recife, Martinez e Wendell (Adriano); Jussiê e Tapia
Técnico: Émerson Leão

Data: 20/7/2004 (terça-feira)
Local: Estádio de São Januário, no Rio de Janeiro (RJ)
Público: 11.583,00
Renda: 1.012 pagantes
Árbitro: Leonardo Gaciba (RS)
Assistentes: Sérgio Filho (RS) e Marcos Ibanez (RS)
Cartões amarelos: Martinez, Claudemir, Jussiê, Júnior, Tadic.
Gols: Martinez, aos 9min, Petkovic, aos 29min e Anderson, aos 42min do primeiro tempo. Robson Luiz, aos 9min, Jussiê, aos 13min

Tags:
Edições digital e impressa