O Palácio Laranjeiras volta a receber visitas nesta terça-feira a partir das 14h30. E quem quiser conhecer um dos mais bonitos prédios históricos do Rio, construído em estilo clássico francês pela família Guinle, proprietária original do imóvel, pode agendar visitas pelos telefones 2299-6589 e 2299-5695.
Os passeios acontecerão sempre às terças e quintas-feiras, exceto feriados, reunindo três grupos por dia, cada qual com, no máximo, 40 pessoas, sempre a partir das 14h30.
As visitas foram suspensas no dia 18 de dezembro passado devido às férias dos alunos da Uerj, que acompanham o público pelos salões do palácio, contando a história do prédio e da obras de arte que enfeitam seus salões e quartos, ricamente adornados. O Palácio Laranjeiras é um dos mais ricos tesouros do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.
Apesar de ainda pouco conhecido pelos cariocas, o palácio já recebeu 10.084 visitas, desde que foi aberto à visitação pública pelo então governador Anthony Garotinho no dia 9 de abril de 2001 até 15 de outubro de 2002, interrompida pela administração passada. A governadora Rosinha Garotinho reabriu as portas de sua residência oficial no dia 13 de novembro de 2003.
O Palácio Laranjeiras fica na Rua Paulo César de Andrade, 135, no Parque Guinle, em Laranjeiras, Zona Sul do Rio. Para chegar lá, basta ir até o número 90 da Rua das Laranjeiras, entrar na Rua Gago Coutinho (esquina com o Mercado São José das Artes) e passar pelo portão que delimita o parque.
Palco de importantes acontecimentos políticos da história brasileira, o palácio passou por uma reforma de dez meses antes de ser reaberto ano passado. Nesse período, historiadores, museólogos, pesquisadores e restauradores recuperaram e limparam pinturas, pisos e móveis. A restauração foi resultado de um convênio firmado entre governo do estado, a Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan) e a Petrobras.
- Investimos R$ 1 milhão na recuperação desse espaço histórico da nossa cidade. É com muita alegria que reabrimos as portas do Laranjeiras ao público, esperando que este palácio entre no calendário turístico do Rio - ressaltou Rosinha na ocasião.