Rio de Janeiro, 18 de Janeiro de 2026

Mundo

general.jpg

General russo sabia dos planos de rebelião de Prigozhin, diz jornal

28/06/2023, 11:20
Segundo o ditador de Belarus, que mediou o acordo para pôr fim ao levante, o chefe do Grupo Wagner exigia de Putin a destituição de Shoigu e de Gerasimov.

oms.jpeg

Diretor da OMS alerta que covid-19 não desapareceu

27/06/2023, 14:25
A OMS declarou em 5 de maio o fim da Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional em relação à covid-19, mas "continuam a ocorrer quase mil mortes por semana na região" devido à doença, acrescentou Kluge.

corrupcaoamericalatina.jpeg

Impulso contra a corrupção na América Latina perde força, diz relatório

27/06/2023, 14:13

As pontuações em queda em 10 dos 15 países avaliados indicam "um ambiente anticorrupção que em muitos países é menos ativo e mobilizado do que nos anos anteriores", de acordo com o estudo.
Por Redação, com Reuters - da Cidade do México

Um índice que avalia a capacidade dos países latino-americanos de erradicar a corrupção mostrou que a maioria das nações da região está retrocedendo, de acordo com um ranking divulgado nesta terça-feira.
O Índice de Capacidade de Combate à Corrupção (CCC) 2023, publicado em conjunto pela Americas Society/Council of the Americas e a Control Risks, aponta para uma queda na pontuação média da região pela primeira vez desde 2020.
As pontuações em queda em 10 dos 15 países avaliados indicam "um ambiente anticorrupção que em muitos países é menos ativo e mobilizado do que nos anos anteriores", de acordo com o estudo.
Analisando 14 variáveis, incluindo a independência das instituições judiciais e a força do jornalismo investigativo, o Índice CCC baseia-se em dados extensos e em uma pesquisa realizada entre os principais especialistas anticorrupção para pontuar e classificar os países em uma escala de 0 a 10.
Uma pontuação máxima de 10 reflete um país com maior probabilidade de processar e punir a corrupção. Oito dos 15 países analisados este ano pontuaram abaixo de 5.
"Os contratempos geralmente não foram dramáticos em comparação com 2022, em vez disso refletindo uma erosão constante que ocorre há anos", afirmou o relatório.
O Brasil ficou em 8º lugar, com uma melhora de 1,5% na sua pontuação em relação a 2022.
Brasil
"A pontuação do Brasil na categoria democracia e instituições políticas aumentou, refletindo sua resistência após vários anos de tensão", disse o relatório, citando as tentativas do ex-presidente Jair Bolsonaro de influenciar investigações.
Segunda maior economia da região atrás do Brasil, o México ficou em 12º lugar, mostrando "rebaixamentos pronunciados" nas categorias de sociedade civil e mídia, uma vez que os jornalistas mexicanos enfrentam "a maior taxa mundial de violência contra repórteres fora da Ucrânia", disse o relatório.
México e Guatemala são os únicos países cuja pontuação caiu em todos os anos desde que o Índice CCC foi lançado, em 2019.
A Venezuela teve a maior queda no índice, marcando seu quinto ano consecutivo com a pontuação mais baixa da região.
O Uruguai seguiu em primeiro lugar, mas registrou um segundo ano consecutivo de queda, um sinal "de que nenhum país está imune à estagnação ou ao retrocesso na luta contra a corrupção", segundo o índice.

policiaitalia.jpg

Operação da polícia contra máfia italiana prende 43 pessoas

27/06/2023, 13:14
Os indivíduos foram detidos preventivamente por diversos crimes, que vão desde associação mafiosa até extorsão e concorrência ilícita. Um homicídio também vem sendo investigado pelas autoridades locais.

sudao-4.jpg

Combates se espalham após avanço de grupo paramilitar em Cartum

27/06/2023, 11:40
O Exército se apoiava na Polícia da Reserva Central para combates terrestres em Cartum, onde está tendo dificuldades para conter as unidades móveis da RSF que rapidamente se espalharam pela cidade quando os combates começaram em 15 de abril.

trump-1.jpg

Gravação de áudio pode agravar situação de Trump com a Justiça dos EUA

27/06/2023, 11:31
A existência dessa gravação era conhecida, mas ainda não havia sido divulgada. Ela contradiz dois elementos da defesa de Donald Trump. Primeiro, que ele nunca esteve em posse de documentos secretos e, segundo, que ele tinha o poder de tirá-los do sigilo simplesmente levando-os consigo.

memorial.jpg

EUA: atirador de boate gay é sentenciado à prisão perpétua

27/06/2023, 11:09
Levado a julgamento, autor do atentado que deixou cinco mortos no Colorado em 2022 declarou-se culpado pelos crimes de homicídio e tentativa de homicídio.

putin-5.jpg

Kremlin diz que posição de Vladimir Putin não foi ‘abalada’ por rebelião

27/06/2023, 10:52
O Kremlin retratou o líder russo, no poder como presidente ou primeiro-ministro desde 1999, como tendo agido criteriosamente para evitar o que chamou de "o pior cenário possível", dando tempo para as negociações renderem um acordo que encerrasse o motim sem mais derramamento de sangue. 

russia.jpg

Rússia deteve centenas de civis desde início da guerra, diz ONU

27/06/2023, 10:40
O relatório de 36 páginas baseado em 70 visitas a centros de detenção e mais de mil entrevistas mostrou que a Ucrânia também violou o direito internacional ao deter civis.

boris-1.jpg

Alemanha está disposta a estacionar tropas permanentemente na Lituânia

26/06/2023, 15:06
A implantação também precisa ser compatível com os planos regionais da Otan, detalhando como responderia a um ataque russo, enfatizou o ministro.

guarda.png

Guarda Costeira norte-americana inicia investigação sobre submarino

26/06/2023, 14:58
As autoridades norte-americanas, com o apoio de Canadá, França e Reino Unido, estão coletando evidências no porto de St. John’s, em Newfoundland. Os destroços do Titanic estão localizados a cerca de 600 km da costa da província canadense.

imigrantes-2.jpg

União Europeia assinará pacote de ajuda migratória à Tunísia

26/06/2023, 14:47
A Tunísia também é acusada de maus-tratos contra deslocados internacionais, em meio a uma severa crise política e econômica que levou o presidente Kais Saied a dissolver o Parlamento e concentrar o poder em suas mãos.

lider-2.jpeg

Prigozhin diz que motim não tinha foco em derrubar Putin

26/06/2023, 13:36
Dúvidas sobre o futuro do Wagner levantaram questões sobre se o grupo continuará as operações em países africanos como Mali e a República Centro-Africana, onde suas forças desempenharam papel importante em conflitos internos de longa data.

ato-1.jpg

Pyongyang realiza atos com críticas aos EUA e alerta sobre guerra nuclear

26/06/2023, 11:56
A Coreia do Norte, que possui armas nucleares, vem testando várias armas, incluindo seu maior míssil balístico intercontinental, aumentando a tensão com a Coreia do Sul e o principal aliado sul-coreano, os Estados Unidos.

otan-1.jpeg

Otan diz que rebelião de Prigozhin é prova de erro estratégico

26/06/2023, 10:54
O núcleo duro do presidente russo, Vladimir Putin, redobrou nesta segunda-feira os esforços para repor a calma na sequência da rebelião do Grupo Wagner.

marinhaeua.jpg

Marinha dos EUA é acusada de usar resíduos radioativos em laboratório secreto

26/06/2023, 10:44
A mídia britânica relata que a Marinha dos EUA está encobrindo níveis perigosos de resíduos radiativos em um antigo lote de estaleiro, de 16 hectares, na cidade de São Francisco.

mitsotakis.jpg

Mitsotakis inicia segundo mandato como premiê da Grécia

26/06/2023, 10:31
Seu partido de centro-direita Nova Democracia obteve 158 assentos no Parlamento de 300 lugares na eleição repetida de domingo, bem à frente dos 48 garantidos pelo esquerdista Syriza, que governou a Grécia de 2015 a 2019 no auge da crise econômica de uma década.

acidente.jpeg

Acidente em montanha-russa deixa um morto e nove feridos na Suécia

25/06/2023, 15:51
Um dos carrinhos do brinquedo descarrilou, e passageiros foram jogados ao chão no parque de diversões Grona Lund, em Estocolmo. Há pelo menos nove feridos, incluindo crianças.

seul.jpg

Seul e Vietnã assinam acordos contra 'ameaça nuclear' da Coreia do Norte

25/06/2023, 10:40
Yoon assinou 17 acordos com o presidente vietnamita, Vo Van Thuong, sobre uma série de questões, desde minerais críticos até trabalhadores vietnamitas na Coreia do Sul, e disse que Seul intensificaria a cooperação com o Vietnã contra a ameaça nuclear da Coreia do Norte.

putin-4.jpg

Putin supera rebelião, mas levanta dúvidas sobre sua autoridade

25/06/2023, 10:25
Presidente russo anistiou líder mercenário horas após ter prometido punição exemplar. Para analistas, ele subestimou o chefe do Grupo Wagner

290 de 698