Como a tecnologia streaming muda a cultura pop

Arquivado em: Tecnologia, Últimas Notícias
Publicado terça-feira, 30 de abril de 2019 as 19:22, por: CdB

O avanço da tecnologia streaming no Brasil ocorreu devido a uma melhoria nas conexões de internet.

Início dos anos 90, nessa época em que a internet como a conhecemos ainda não existia, lojas de disco, locadoras de VHS e de games reinavam absolutas nas esquinas de qualquer cidade. Hoje já é possível contar nos dedos de uma mão quantos estabelecimentos desse tipo você consegue encontrar em uma cidade.

É óbvio que foi uma série de fatores que tornaram tais estabelecimentos presentes apenas na memória afetiva dos mais nostálgicos, mas o “golpe final” veio mesmo recentemente, quando a tecnologia streaming se consolidou no nosso dia a dia. Depois dela, não apenas o modo como as pessoas em geral consome cultura pop foi alterado, mas também a maneira como muitos artistas produzem essa cultura.

Streaming e o empreendedorismo online

A tão falada tecnologia streaming consiste em uma maneira de transmissão instantânea de áudio e vídeo. Graças a ela você pode ouvir uma música em seu computador sem necessariamente ter que efetuar o download dela.

O mesmo vale para quem quer assistir a um filme ou seriado. Lembra quando o vídeo na internet era sinônimo de imagem ruim e imagens travando? Pois então, com a atual tecnologia streaming a qualidade precária dessa mídia se tornou coisa do passado.

Isso de certa forma afetou também quem pretende criar um blog ou um site. Nos blogs, por exemplo, a possibilidade de inserir vídeos e arquivos de áudios os alçou de meros diários virtuais para excelentes meios usados até mesmo para reportagens jornalísticas.

Ainda não tem seu blog pessoal? olhe esse tutorial weblink.com.br/blog/como-criar-um-blog

Uma postagem que contém vídeos, bem como áudios, torna o conteúdo do blog mais completo e interessante. Além disso, diante da popularização dos dispositivos móveis, mais pessoas podem acessar, a qualquer momento, o seu blog.

É por essa razão que quem quer investir em um projeto online, seja criando um blog para a sua empresa ou até mesmo um blog pessoal, deve contar com um bom serviço de hospedagem de site. Dessa maneira o seu projeto na web tem condições de adquirir mais espaço em disco e ainda suportar uma elevada quantidade de acessos.

 

Os vídeos na era do streaming

O avanço da tecnologia streaming no Brasil ocorreu devido a uma melhoria nas conexões de internet. Devido a isso, assistir a um vídeo online aos poucos foi deixando de ser um martírio. Em um passado não muito remoto assistir a um arquivo de vídeo de dois minutos era um exercício de paciência.

O Youtube é um site especializado em exibição de vídeos streaming que ganhou espaço graças a esse aumento de velocidade. É lógico que não podemos deixar de mencionar o Vimeo, que também é bastante conhecido em matéria de vídeos online.

A popularização de vídeos na internet contribuiu muito para o surgimento de cineastas amadores, que passaram a produzir curtas-metragens, animações e documentários pensando exatamente nesse tipo de suporte. Além disso, os mais velhos devem se lembrar dos tempos da MTV, quando era necessário ficar horas aguardando para assistir o seu clipe favorito.

Pois então, após o Youtube se tornar um depósito de clipes de bandas famosas, os fãs assistem a esses vídeos na hora em que eles acharem mais conveniente. Isso criou um impacto tão grande que abalou a estrutura da MTV, por exemplo, e também fez os artistas e gravadoras olharem com mais carinho para esse tal de Youtube.

Hoje em dia, é vital que um artista veja abaixo dos seus vídeos no Youtube vários polegares apontados para cima. A Netflix, assim como outros serviços similares, também mudou de maneira significativa o modo como as pessoas se relacionam com obras audiovisuais, afinal, ela não deixa de ser uma locadora.

Repare no menu da Netflix, por exemplo. Ela conta com uma tecnologia de inteligência artificial que traz para você filmes adequados para o seu gosto e perfil. Nunca a segmentação de conteúdo foi tão eficiente. Além disso, muitas séries produzidas pela própria Netflix possuem uma narrativa adaptada justamente para os usuários “maratonarem” os episódios.

A música nas ondas da tecnologia streaming

Se o cinema e a TV possuem a Netflix, a música não fica para trás e entra em cena com serviços como o Spotify e outros canais semelhantes.

Para se ter uma ideia, quem apreciava música no auge das gravadoras nas décadas de 70, 80 e 90, tinha estantes e gavetas com vinis devidamente organizados. Hoje em dia, no ápice do Spotify, os discos são organizados em pastas no seu smartphone.

O fato é que a qualidade dos arquivos de áudio exibidos instantaneamente via streaming mudou o hábito dos ouvintes reduzindo a sanha que eles tinham por downloads. Atualmente é raro alguém caçar torrents das suas músicas preferidas na web.

Além disso, até as emissoras de rádio também sabem da importância que é estar online e, para se adaptarem a essa realidade da era digital, possuem serviços de streaming.

Conclusão

Você reparou que grandes emissoras de TV já disponibilizam parte dos seus programas via streaming? Isso é uma prova de que essa tecnologia alterou o hábito dos telespectadores, fazendo os produtores de conteúdo adotarem o streaming.

Portanto, esse tipo de tecnologia coloca o usuário no controle, o permitindo assistir, escutar e ler as suas obras preferidas onde e quando quiser. Estúdios de cinema e artistas já perceberam isso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *