Como escolher o melhor plano de celular? Dicas práticas!

Arquivado em: Internet, Tablet & Celulares
Publicado quarta-feira, 21 de julho de 2021 as 10:22, por: CdB

Veja as dicas e alguns critérios importantes que devem ser considerados na hora de escolher um novo plano para o seu celular

Devo escolher um plano pré, controle ou pós-pago? Qual a operadora mais indicada do mercado no momento? Na hora de escolher o melhor plano de celular para você, são muitas as variáveis que devem ser analisadas. 

No entanto, não existe apenas uma resposta certa ― afinal de contas, a alternativa mais interessante é aquela que atende às suas necessidades. Pensando nisso, hoje, separamos algumas dicas de como escolher um pacote que te permite usufruir de tudo que seu celular tem para te oferecer. Confira!

Como escolher o melhor plano de celular
Imagem: Divulgação

Dicas para escolher o melhor plano de celular!

Avalie seu gasto mensal de dados móveis

Atualmente, a internet móvel é um dos principais recursos usados pelos usuários. Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua 2018 ― Tecnologia da Informação e Comunicação (PNAD Contínua TIC), 98,1% da população brasileira se mantém conectada pelo celular.

Sendo assim, avaliar o seu gasto mensal de dados de internet é essencial: essa informação irá te guiar na escolha do melhor plano de celular para você. Para realizar essa análise, basta checar o uso de dados móveis nas configurações do aparelho. Geralmente, é possível configurar esses dados para uma análise mensal. 

Você também pode conferir com sua atual operadora, caso seu plano seja controle ou pós-pago.

Ao perceber que boa parte desses dados são utilizados em videochamadas ou para consumo de serviços de streaming, a dica é contratar uma opção com um pacote robusto de internet. Entre os planos Claro, por exemplo, o pós-pago de 40GB é uma ótima alternativa!

Análise quanto tempo você gasta em ligações

Apesar de ter perdido espaço para os apps de mensagem instantânea, as ligações ainda são parte da rotina de muitos usuários. Se você é um deles, é importante fazer uma análise de quanto tempo gasta realizando chamadas por mês. 

Hoje em dia, a maior parte dos planos oferecem ligações ilimitadas para dentro do Brasil. Esse é o caso dos diversos planos da TIM, por exemplo, que disponibilizam o benefício inclusive em seus planos pré-pagos.

Precisa especificamente de bônus em ligações internacionais? Então pode ser interessante buscar por um pacote que já inclua isso. De toda forma, outra opção que muitas vezes sai mais em conta é usar apps que fazem ligações, como Skype, Google Hangouts, WhatsApp e Messenger.

Confira quais apps você mais usa fora do Wi-Fi

Com a grande oferta de aplicativos para os mais diversos serviços, as operadoras disponibilizam, em boa parte de seus planos, algumas opções ilimitadas. Isso significa que você pode usufruir de tudo que o app oferece sem gastar seus dados móveis.

Faça uma análise rápida: quais aplicativos você mais usa fora do Wi-Fi? E quais deles são essenciais para o seu dia a dia?

Muitos são indispensáveis para que o usuário não fique sem comunicação ou perdido, por exemplo. Nesse caso, uma boa dica são os planos pós e controle da Vivo, que oferecem WhatsApp e Waze ilimitados, além de outros recursos.

Para se ter uma ideia, alguns planos liberam até serviços de streaming de música e vídeo de forma ilimitada. Com tanta opção disponível, o segredo é pesquisar bastante para encontrar qual irá te atender melhor!

Verifique as condições de portabilidade e fidelidade

Se você chegou à conclusão de que irá mudar de operadora, não se esqueça de checar as condições de portabilidade e fidelidade dos planos.

Em geral, as operadoras facilitam bastante o processo de portabilidade, já que é interessante ter novos clientes. Muitas vezes, aliás, são oferecidos planos e descontos exclusivos para clientes que estão migrando de operadora.

Ao fechar o contrato, a empresa irá lhe informar como é feito esse processo em detalhe, mas, de acordo com o IDEC (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor), o prazo máximo para concluir uma portabilidade é de três dias.

Algumas marcas possuem uma cláusula de fidelidade no contrato de planos controle e pós-pago. No geral, o período é de 12 meses. Isso significa que, caso cancele o plano antes do fim do período de fidelidade, você deve arcar com uma multa. Por isso, antes de fechar um pacote, confira se há fidelidade no plano e qual a taxa de cancelamento. 

Nesse momento, veja se vale a pena fechar um contrato ou se é mais viável optar por uma modalidade que não exija fidelidade, como a maioria dos planos pré-pagos.

Por fim, uma última recomendação: na hora de escolher o melhor plano de celular para você, é essencial entender seu perfil de consumo e pesquisar quais operadoras e pacotes atendem suas necessidades.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

code