FAB testa motor hipersônico para foguetes e mísseis

Arquivado em: Brasil, Últimas Notícias
Publicado domingo, 5 de dezembro de 2021 as 18:45, por: CdB

O DCTA espera demonstrar toda a capacidade do Brasil em desenvolver um motor hipersônico e foguetes para a realização de experimentos aeroespaciais, conforme a FAB.

Por Redação, com Sputniknews – de São José dos Campos, SP

O Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), localizado em São José dos Campos (SP), inicia nesta segunda-feira os preparativos da Operação Cruzeiro com o envio de materiais do primeiro teste de voo do motor aeronáutico hipersônico 14-X. Os dados foram divulgados, neste domingo, pela agência russa de notícias Sputniknews.

FAB,míssil hipersônico
A Força Aérea Brasileira (FAB) testa o motor dos mísseis hipersônicos

Com isso, o DCTA espera demonstrar toda a capacidade do Brasil em desenvolver um motor hipersônico e foguetes para a realização de experimentos aeroespaciais, conforme a FAB.

O motor está sendo desenvolvido desde 2008, com o objetivo de capacitar o Brasil na área estratégica e prioritária da hipersônica, através da operação em voo de um sistema com propulsão hipersônica aspirada.

Barreira do Inferno

Durante a Operação Cruzeiro ocorrerá o lançamento do Veículo Acelerador Hipersônico (VAH), equipado com a carga útil do IEAv, denominada 14-XS, com o objetivo de fornecer as condições necessárias para o teste em voo do Demonstrador de Tecnologia Scramjet, a partir do Centro de Lançamento de Alcântara e utilizando o Centro de Lançamento de Barreira do Inferno como Estação Remota.

O motor hipersônico 14-X foi desenvolvido pelo Instituto de Estudos Avançados (IEAv), para o Centro de Lançamento de Alcântara (CLA).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

code