Forças do Iraque capturam último bastião do EI no norte do país

Arquivado em:
Publicado Quinta, 05 de Outubro de 2017 às 08:23, por: CdB

Uma fumaça negra e espessa continuava a emanar de poços de petróleo de áreas dos arredores de Hawija que os militantes incendiaram para evitar a detecção aérea

Por Redação, com Reuters - de Bagdá:

Forças do Iraque capturaram o último bastião do Estado Islâmico no norte do país, disseram os militares nesta quinta-feira, deixando o grupo militante entrincheirado em bolsões de território junto à fronteira síria.

iraque.jpg
Forças do Iraque capturaram o último bastião do Estado Islâmico no norte do país, disseram os militares

A cidade de Hawija e as áreas circundantes foram tomadas em uma ofensiva realizada por soldados do governo iraquiano apoiados pelos Estados Unidos; e por grupos paramilitares xiitas treinados e armados pelo Irã conhecidos como Mobilização Popular.

Alguns combates continuavam no norte e no leste da cidade, na qual os militantes estavam cercados.

Com a queda de Hawija, que fica próxima da cidade petroleira de Kirkuk; controlada pelos curdos, a única área que continua sob o comando do Estado Islâmico no Iraque é um trecho ao longo da fronteira oeste com a Síria; onde o grupo extremista também está recuando.

– A 9ª divisão blindada do Exército, a Polícia Federal, a divisão de Reação de Emergência e (...) a Mobilização Popular libertaram Hawija – disse um comunicado do comandante de operações conjuntas; general Abdul Ameer Rasheed Yarallah.

Violência

A televisão estatal mostrou imagens de forças iraquianas colocando bandeiras em uma das principais praças da cidade; enquanto veículos Humvee patrulhavam ruas vazias repletas de destroços de carros; casas cobertas de balas e vitrines de loja destruídas.

Uma fumaça negra e espessa continuava a emanar de poços de petróleo de áreas dos arredores de Hawija; que os militantes incendiaram para evitar a detecção aérea.

A captura de Hawija coloca as forças do Iraque em contato direto com os combatentes curdos peshmerga; que controlam Kirkuk, uma região multiétnica reivindicada tanto por Bagdá quanto pelo governo regional do Curdistão.

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo