Fundo soberano bilionário da Rússia aposta pesado na compra de ouro

Arquivado em: Comércio, Destaque do Dia, Mundo, Últimas Notícias
Publicado sábado, 27 de março de 2021 as 16:28, por: CdB

A medida visa diversificar os ativos alocados pelo NWF para garantir a segurança dos fundos, bem como para aumentar os rendimentos, de acordo com o ministério, que afirmou que divulgará o projeto em breve.

Por Redação, com Sputniknews – de Moscou

Ano passado, pela primeira vez na história, o ouro nas reservas internacionais da Rússia ultrapassou a quota do dólar norte-americano, de acordo com as estatísticas do Banco da Rússia. O Ministério das Finanças da Rússia permitiu que o Fundo Nacional de Riqueza (NWF, na sigla em inglês) diversifique seus ativos, investindo parte dos fundos em metais preciosos, incluindo ouro.

O ouro vem substituindo as reservas em dólar na Rússia, entre outros países não alinhados

A medida visa diversificar os ativos alocados pelo NWF para garantir a segurança dos fundos, bem como para aumentar os rendimentos, de acordo com o ministério, que afirmou que divulgará o projeto em breve.

Tido como um dos ativos mais “protetores”, as reservas cambiais da Rússia no metal precioso foram significativamente aumentadas nas reservas cambiais da Rússia, disse o ministério. Ano passado, pela primeira vez na história, o ouro nas reservas internacionais da Rússia ultrapassou a parte correspondente ao dólar norte-americano.

Ocidente

O ministro das Finanças russo, Anton Siluanov, havia apoiado anteriormente a ideia de alocar os ativos do NWF de forma mais eficiente, destacando que os metais preciosos são muito mais sustentáveis para investimentos do que os ativos do mercado financeiro no longo prazo.

Na semana passada, o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, afirmou que a Rússia deve deixar de usar o dólar e os sistemas de pagamento do Ocidente.

— Precisamos reduzir os riscos de sanções fortalecendo nossa independência tecnológica, mudando para pagamentos em moedas nacionais e em moedas mundiais, alternativas ao dólar — disse o chanceler russo.

Libra esterlina

Em fevereiro, o Ministério das Finanças reduziu a parcela de dólares norte-americanos e euros na estrutura monetária do NWF de 45% para 35%, investindo mais em ienes japoneses, e aumentou a participação dos ativos mantidos em yuans chineses em 15%. Os investidores estatais mantiveram uma participação de 10% na libra esterlina.

O NWF, parte dos ativos do orçamento federal da Rússia, foi criado para apoiar o sistema nacional de pensões. Seus fundos podem ser usados para cobrir déficits orçamentários em tempos de crise. Em 1º de novembro, os ativos do fundo totalizavam mais de US$ 167 bilhões (aproximadamente R$ 916 bilhões), o que representa cerca de 12% do PIB do país.