Morre o criador do ‘Lula Gigante’, Alexandre Teixeira, aos 62 anos

Arquivado em:
Publicado Sábado, 21 de Maio de 2022 às 09:30, por: CdB

Em nota, a Central Única dos Trabalhadores (CUT) do Rio de Janeiro divulgou nota de pesar: “Com imensa tristeza a CUT-Rio recebeu a notícia do falecimento de um dos mais ativos militantes do Rio de Janeiro, Alexandre Cesar Costa Teixeira, líder do movimento Lula Gigante, petista combativo e incansável, faleceu na noite desta sexta-feira”.

Por Gilberto de Souza - do Rio de Janeiro
Militante pelas causas sociais, blogueiro, fundador do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé - Núcleo Rio de Janeiro, ativista político e flamenguista apaixonado, morreu na noite passada o ex-diretor do Sindicato dos Bancários do Estado do Rio de Janeiro Alexandre Cesar Costa Teixeira, aos 62 anos. Ainda nas primeiras horas da manhã, os amigos e as instituições às quais Alexandre Teixeira integrou deixaram os pêsames à família. Em mensagem à família de Alexandre Teixeira, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva também lamentou a morte prematura do militante petista. — Ele nunca recuou ou esmoreceu mesmo nos momentos mais difíceis — disse o líder popular. Em nota assinada pelo coordenador do Barão de Itararé-Rio, o cientista político Theófilo Rodrigues lembra que "poucos sabem, mas foi Alexandre quem descobriu em 2013 o escandaloso caso de sonegação fiscal da Rede Globo que ficou conhecido como o 'mensalão da Globo". "O Barão de Itararé presta sua homenagem para Alexandre e toda a solidariedade para seus familiares", escreveu Rodrigues.
alexandre-teixeira1.jpg
Alexandre Cesar Costa Teixeira, militante pelas causas sociais, morreu durante um encontro de mídia, na capital paulista
Em nota, a Central Única dos Trabalhadores (CUT) do Rio de Janeiro divulgou nota de pesar: “Com imensa tristeza a CUT-Rio recebeu a notícia do falecimento de um dos mais ativos militantes do Rio de Janeiro, Alexandre Cesar Costa Teixeira, líder do movimento Lula Gigante, petista combativo e incansável, faleceu na noite desta sexta-feira”.
No vídeo, a seguir, participantes do Encontro Nacional de Comunicação, na Escola Nacional Florestan Fernandes, prestam a última homenagem a Alexandre Teixeira:
[video width="848" height="480" mp4="https://www.correiodobrasil.com.br/wp-content/uploads/2022/05/VIDEO-2022-05-21-10-28-02.mp4"][/video]   “Alexandre Teixeira passou mal enquanto participava do Encontro Nacional de Comunicação, na Escola Nacional Florestan Fernandes, em Guararema (SP), promovido pela Central de Mídia das Frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo, em que a CUT-Rio também estava presente.

Irreverência

“O Lula Gigante foi criado a partir do movimento #LulaLivre, quando o ex-presidente ficou preso injustamente em Curitiba. Alexandre fez da imagem do Lula inflável um marco gigante para denunciar o golpe contra a democracia. Sua presença nas manifestações nas ruas do Rio desde 2018 se tornou um símbolo de força para todos que não desistiram de lutar pela liberdade de Lula e por um país mais justo. Perspicaz e dono de uma irreverência ímpar, Alexandre se destacava pela alegria e vontade de fazer o Brasil ser feliz de novo. “A CUT-Rio manifesta profundos sentimentos à família do companheiro Alexandre Teixeira, especialmente à companheira Marta e aos seus filhos Magno e Adônis. Nós seguiremos sua luta por aqui. Alexandre Teixeira, presente!”, consigna a nota. Amigos de muito tempo, entre eles o editor que lhes escreve, também lamentaram a passagem de Alexandre Teixeira. O jornalista Fábio Lau, do Barão de Itararé, publicou uma nota de pesar em sua rede social:

Voto em Lula

“Soube agora da partida do amigo Alexandre Cesar Costa Teixeira. Militante das boas causas, incansável nas lutas populares e na defesa dos direitos dos mais pobres. Não houve movimento político nos últimos 40 anos em que não estivesse presente. Chega a ser irônico morrer em ano eleitoral e quando certamente exerceria o seu maior prazer político: votar em Lula. Flamenguista roxo, militante do PT e da democratização da mídia, Alexandre telefonou há meses para me parabenizar pela Nina. Lembrei que já tinha feito isso há algum tempo: — Eu sei. Mas me emociona perceber nas fotografias que o amor de pai e filha não precisa de DNA. Obrigado por nos emprestar sua luta e sua esperança, Alexandre!  Votaremos em Lula por você!" Gilberto de Souza é jornalista, editor-chefe do jornal Correio do Brasil.
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo