Polícia cumpre mandados na Câmara contra parlamentares de Tocantins

Arquivado em:
Publicado Quarta, 13 de Dezembro de 2017 às 08:57, por: CdB

Os mandados, pedidos pela Procuradoria-Geral da República e autorizados pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no âmbito da sexta fase da operação Ápia

Por Redação, com Reuters - de Brasília:

A Polícia Federal cumpriu nesta quarta-feira mandados de busca e apreensão nos gabinetes e nas residências dos deputados federais Dulce Miranda (PMDB-TO) e Carlos Gaguim (PODE-TO), informou a corporação.

pf.jpg
De acordo com a PF, a sexta fase da Ápia investiga os crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro

Os mandados, pedidos pela Procuradoria-Geral da República e autorizados pelo Supremo Tribunal Federal (STF); no âmbito da sexta fase da operação Ápia que, de acordo com a PF, desarticulou uma organização criminosa que atuou pagando propinas e fraudando licitações públicas e execução de contratos; para a terraplanagem e pavimentação asfáltica em várias rodovias estaduais em valores que superaram R$ 850 milhões.

– As obras foram custeadas por recursos públicos adquiridos pelo Estado de Tocantins; por meio de empréstimos bancários internacionais e com recursos do BNDES, tendo o Banco do Brasil como agente intermediário dos financiamentos – disse a PF em nota, acrescentando que os financiamentos somaram R$ 1,2 bilhão.

A investigação

– A investigação apontou para um esquema de direcionamento das contratações públicas; mediante pagamento de propina de empresários; que se beneficiavam com recebimentos por serviços não executados. O núcleo político da Associação Criminosa era responsável por garantir as contratações e o recebimento de verbas públicas indevidas por parte dos empresários corruptores.

De acordo com a PF, a sexta fase da Ápia investiga os crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. As investigações tiveram origem em um acordo de delação premiada de Rossine Ayres Guimarães; proprietário da Construtora Rio Tocantins. Os mandados foram realizados em Brasília e nas cidades de Palmas e Araguaína; ambas em Tocantins.

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo