O terremoto foi sentido em diversas províncias no oeste do Irã, principalmente na província de Kermanshah, que anunciou três dias de luto
Por Redação, com Reuters – de Ancara:
Um terremoto de magnitude 7,3 atingiu a região de fronteira entre Irã e Iraque no domingo, matando pelo menos 332 pessoas, relataram as mídias estatais dos dois países, e equipes de resgate continuavam as buscas por dezenas de pessoas presas sob escombros na região montanhosa.
A televisão estatal iraniana disse que mais de 328 pessoas morreram no país; e que pelo menos 2,5 mil ficaram feridas. Autoridades locais afirmaram que o número de mortes deve aumentar à medida que equipes de busca e resgate chegam a áreas remotas do Irã.
O terremoto foi sentido em diversas províncias no oeste do Irã, principalmente na província de Kermanshah, que anunciou três dias de luto. Mais de 236 vítimas estavam no distrito de Sarpol-e Zahab; na província de Kermanshah, que fica a cerca de 15 quilômetros da fronteira com o Iraque.
Danifica aldeias
Os serviços de água e eletricidade foram prejudicados em vilarejos e cidades na província de Kermanshah; e comunidades ficaram nas ruas por causa da ameaças de novos abalos, disse uma autoridade.
– Muitas casas em partes rurais da província são feitas de tijolos de barro; e são conhecidas por desmoronar facilmente em caso de terremoto.
ONU oferece assistência a Irã e Iraque
O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres; enviou nesta segunda-feira condolências às famílias das pessoas atingidas por um terremoto ocorrido entre a fronteira do Irã e o Iraque. Em nota, emitida pelo seu porta-voz, o chefe da ONU enviou sua solidariedade aos governos iraniano e iraquiano; e disse que a organização está pronta para assistir os países caso seja solicitado. A informação é da ONU News.
Guterres manifestou profunda tristeza com a perda de vidas e desejou pronta recuperação aos feridos no sismo. A maioria das vítimas é da província de Kermanshah, no oeste do Irã.
A organização Crescente Vermelho informou que suas equipes estão ajudando com o resgate e primeiros socorros.
De acordo com os profissionais, o quadro de destruição é arrasador. Voluntários no norte do Iraque e do Irã estão mobilizando ajuda e proporcionando abrigos para os atingidos nas cidades mais afetadas.