Levar uma vida saudável, cuidar da alimentação e praticar exercícios físicos regularmente pode reduzir em até 60% a chance de um AVC, acidente vascular cerebral, conhecido como derrame. O alerta é da 2ª Campanha Nacional de Prevenção do Acidente Vascular Cerebral.
- O AVC é a principal causa de morte no Brasil - afirma o neurologista Rubens Galgliardi, da Santa Casa de São Paulo. Segundo dados do Ministério da Saúde, a doença foi responsável por 90.930 óbitos em 2004, superando o infarto agudo do miocárdio, que registrou 65.482 óbitos o mesmo período.
Quando o paciente sobrevive ao acidente, muitas vezes fica com dificuldades na fala, na compreensão e até na locomoção.
- Após instalado o AVC, 30% dos pacientes morrem, 30% ficam com seqüelas graves, 20% com seqüelas leves e 20% ficam sem seqüelas - explicou Gagliardi.
Durante a sexta-feira, 21 de julho, serão realizadas atividades educativas sobre a doença em 17 cidades brasileiras. O evento é organizado pela Sociedade Brasileira de Doenças Cardiovasculares e pela Associação Brasileira de Neurologia, em parceria com o laboratório farmacêutico Sanofi-Aventis.
Os locais foram escolhidos para a campanha de acordo com o ranking de óbito por AVC, conforme levantamento realizado em 2004 pelo Ministério da Saúde: São Paulo, Ribeirão Preto, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba, Florianópolis, Joinville, Vitória, Salvador, Recife, Brasília, Fortaleza, Belém, Goiânia, Teresina, Aracaju e Porto Alegre.
Em cada cidade, o público poderá buscar informações em postos montados em shoppings e terminais rodoviários. Os médicos e profissionais de saúde distribuirão folhetos informativos, além de esclarecer dúvidas da população.