Otto Alencar adiantou a jornalistas, nesta terça-feira, que aguarda o envio formal da mensagem presidencial ao Senado para que a indicação de Jorge Messias seja oficialmente analisada pela Casa.
Por Redação – de Salvador
Advogado-geral da União e indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para uma vaga no Supremo Tribunal Federal (STF), Jorge Messias reuniu-se na noite passada com o senador Otto Alencar (PSD-BA), presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado. O encontro ocorreu na Bahia, principal reduto eleitoral do parlamentar, em um momento de intensificação das articulações políticas em torno da futura sabatina do indicado.

Otto Alencar adiantou a jornalistas, nesta terça-feira, que aguarda o envio formal da mensagem presidencial ao Senado para que a indicação de Jorge Messias seja oficialmente analisada pela Casa. A expectativa no Congresso é que o presidente da República encaminhe a indicação logo após o término do recesso parlamentar, previsto para 2 de fevereiro.
Questionado sobre a definição da data da sabatina na CCJ, Otto evitou antecipações e também comentou o processo de coleta de apoios entre os senadores. Segundo o parlamentar, ele não “gosta” de procurar colegas para saber como votarão, ressaltando que a escolha é feita por voto secreto. Para o senador, esse tipo de abordagem seria “deselegante”.
Pacheco
O encontro entre Messias e o presidente da CCJ ocorre após um período de tensão entre os Poderes Executivo e Legislativo, já considerado superado. O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP) tinha preferência por Rodrigo Pacheco (PSD-MG) para a vaga na Corte.
Com a sinalização de que o governo deve manter o nome de Jorge Messias, a expectativa é que Messias intensifique as reuniões com senadores nas próximas semanas.