Rio de Janeiro, 02 de Abril de 2026

Pais na Grécia tentam afastar filhos do celular antes de proibição

Com a iminente proibição das mídias sociais para menores de 15 anos, pais gregos tentam limitar o uso de celulares por seus filhos. Entenda a situação.

Quinta, 02 de Abril de 2026 às 13:32, por: CdB

O governo se recusou a comentar sobre a proibição ou quando e como ela será implementada.

Por Redação, com Reuters – de Atenas

A mãe grega Georgia ‌Efstathiou tentou de tudo para reduzir o controle que a rede social exerce sobre seu filho de 14 anos: conversas francas, tempo sem internet, confisco do telefone.

Pais na Grécia tentam afastar filhos do celular antes de proibição | Às vésperas de restrição, gregos limitam uso de redes por crianças
Às vésperas de restrição, gregos limitam uso de redes por crianças

Agora, Efstathiou pode estar recebendo a ajuda que deseja desesperadamente. Nos próximos dias, o governo grego deve anunciar a proibição das mídias sociais para menores de 15 anos, juntando-se ao crescente número de nações ⁠que buscam proteger as crianças contra o vício e o abuso online.

– Proíbam-nos, fechem-nos. Chegamos aos ‌nossos limites… Nós, pais, precisamos de ajuda – disse Efstathiou, de 43 anos, segurando o celular do filho na sala de sua casa em Atenas.

Efstathiou não está sozinha. Uma pesquisa de ‌opinião da ALCO publicada em fevereiro mostrou que cerca ‌de 80% dos entrevistados aprovavam a proibição. O governo do primeiro-ministro Kyriakos Mitsotakis ⁠já proibiu os telefones celulares nas escolas e criou plataformas de controle dos pais para limitar o tempo de tela dos adolescentes.

O governo se recusou a comentar sobre a proibição ou quando e como ela será implementada.

À agência inglesa de notícias Reuters informou sobre o plano em fevereiro e fontes disseram que um anúncio formal está pendente. No mês passado, Mitsotakis disse a um jornal ‌greco-australiano que a Grécia se moverá “em uma direção semelhante à da Austrália”, onde as empresas de ‌mídia social foram ordenadas em ⁠dezembro a manter fora ⁠do alcance dos usuários menores de 16 anos ou enfrentarão multas.

Vício e bullying

Assim como em ⁠outros países, a Grécia está enfrentando problemas com ‌sites de rede social, como ‌o Instagram, da Meta, o TikTok e as plataformas de jogos online.

No Centro Grego de Internet Mais Segura, financiado pela UE, em Atenas, as chamadas para uma linha de apoio que oferece suporte a crianças vítimas de cyberbullying mais do que dobraram ⁠entre 2024 e 2025, disse George Kormas, que administra a linha de apoio. Outras reclamações incluem chantagem de menores, desinformação e discurso de ódio.

De acordo com os dados da linha de ajuda, 75% das crianças que usam redes sociais na Grécia estão em idade escolar.

– Isso, sem dúvida, nos preocupa, porque elas não ‌sabem lidar com as mídias sociais ou se proteger – afirmou ele.

O chefe da Organização Nacional para a Prevenção e Tratamento de Vícios, Athanasios Theocharis, disse que cerca de 48% dos ⁠adolescentes sentiram o impacto negativo das mídias sociais.

– Claramente (a proibição) tem o potencial de proporcionar um grau significativo de proteção – declarou ele.

Enquanto isso, os pais que falaram com à Reuters temem ter perdido o controle sobre o que seus filhos fazem online ou expressaram preocupação de que as crianças encontrem uma maneira de contornar a proibição. Alguns preferem que o governo não intervenha de forma alguma.

– Eu preferiria uma abordagem diferente, limitando o uso do celular dentro da família – disse Dimitris, 44 anos. “Mas quando isso não for possível, talvez a proibição seja a solução extrema.”

Sua filha Catherine, de 14 anos, diz que a maioria dos adolescentes da sua idade nunca conheceu um mundo sem mídias sociais.

– É a maneira como aprendemos desde que nascemos – disse ela à Reuters, antes de jogar basquete com seu pai perto da Acrópole.

Edições digital e impressa