Turbulências a caminho de Davos

Por Luciano Siqueira – O capitão presidente realizou sua primeira viagem internacional, a Davos, para o Fórum que reúne líderes dos países mais desenvolvidos e cuida dos rumos da economia mundial, predominantemente sob a ótica do mercado.

Continue lendo

A covardia ativa e Fux

Por Urariano Mota – Diferente ainda dos covardes que engrossam a multidão que espanca um marginal, que põe fogo em um acusado, que chuta cachorro morto, que mete socos, pontapés e barras de ferro em um homem dominado, não, disso ele é incapaz.

Continue lendo

Kim Kataguiri e a liberdade de expressão

Por Altamiro Borges – Retornando das férias e voltando às telinhas do blog Nocaute, soube pela revista CartaCapital que a juíza Marcela Dias de Abreu Pinto Coelho, da 2ª Vara do Juizado Especial Cível de São Paulo, negou um pedido de censura contra artigos que escrevi e que foram publicados no site Brasil-247 e nas páginas da CUT.

Continue lendo

Tiro de festim

Por Jaime Sautchuk – Tanto estardalhaço na campanha eleitoral, mas a tal liberação do uso de armas de fogo pelo ocupante do Palácio do Planalto, em Brasília, acabou sendo um tiro pra cima. Um faz de contas pra agradar a bancada da bala no Congresso Nacional e a indústria de armas. Medida de todo contraditória.

Continue lendo

As dificuldades e as lutas

Por João Guilherme Vargas Netto – Os trabalhadores brasileiros e seu movimento sindical atravessam uma fase de extrema dificuldade com as consequências negativas daí decorrentes.

Continue lendo

O novo salário mínimo

Por João Guilherme Vargas Netto – Para fugir da contradição entre o bolsonarismo e a oposição (que é relevante, mas que interessa sobretudo ao capitão) vou analisar o decreto presidencial que determinou o valor do salário mínimo seguindo a lógica que contrapõe o bolsonarismo à realidade social.

Continue lendo

A primeira baixa no bordel de Bolsonaro

Por Altamiro Borges – O governo Jair Bolsonaro já se mostra uma verdadeira bagunça, uma zona. Ele reúne o que há de pior na política: milicos rancorosos, corruptos velhacos, fanáticos religiosos e malucos fascistas. Nesta quarta categoria encontra-se Ernesto Araújo, o novo ministro das Relações Exteriores.

Continue lendo

Esquerda limpa e cheirosa

Por Breno Altman – Pode-se imaginar que esses professores de Deus desejassem, ao mesmo tempo, reformas avançadas e suavidade política, como se fosse possível domesticar as elites ou tratar sua inevitável reação a pão de ló.

Continue lendo