Astrônomos dos Estados Unidos descobriram uma galáxia no momento em que se dissolve em uma distante nebulosa, confirmando um final similar para a Via Láctea, onde está a Terra, informou na última terça-feira a Nasa.
A galáxia C-153 arrasta uma esteira de gases que tem um comprimento de 200.000 anos luz e se desloca a uma velocidade de 7,2 milhões de quilômetros por hora.
Nessa trajetória sua massa colidiu com uma constelação gasosa que retira o hidrogênio crucial para o nascimento de novas estrelas, em uma perturbação iniciada há 100 bilhões de anos.
– A galáxia perdeu seu gás há muito tempo e já não tem nenhuma força. Isso é o que poderia ocorrer com nossa galáxia… em cerca de 50 a 80 bilhões de anos – disse William Keel, astrônomo da Universidade do Alabama.
– Trata-se de uma tragédia em escala galática – disse o cientista Daniel Wang, da Universidade de Massachusetts, durante uma reunião da Sociedade de Astronomia dos Estados Unidos, realizada em Atlanta.
– O desaparecimento desta galáxia apresenta novas pistas para resolver o mistério do que ocorre com as galáxias em espiral em um Universo violento – disse a Nasa em um comunicado.
Via Láctea pode ter o mesmo fim que galáxia descoberta pela Nasa
Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado quarta-feira, 7 de janeiro de 2004 as 02:10, por: CdB