Viagens corporativas tendem a ficar ainda mais caras, aponta relatório

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Publicado domingo, 13 de agosto de 2023 as 16:18, por: CdB

Embora os aumentos acentuados de 2022 devam se moderar, não há sinais de que o custo de viagens de trabalho vai parar de subir, de acordo com um relatório recentemente divulgado pela empresa de viagens CWT e pela Global Business Travel Association.

Por Redação, com Bloomberg – de Nova York, NY-EUA

O custo crescente de viagens a negócios está projetado para aumentar ainda mais este ano e em 2024, à medida que a competição incansável pós-pandemia por assentos de avião, quartos de hotel e carros alugados impulsiona os preços.

Avião, primeira classe
As viagens de executivos, na primeira classe, permanecerão com preços proibitivos segundo relatório internacional

Embora os aumentos acentuados de 2022 devam se moderar, não há sinais de que o custo de viagens de trabalho vai parar de subir, de acordo com um relatório recentemente divulgado pela empresa de viagens CWT e pela Global Business Travel Association. Os preços que chocaram os viajantes e desafiaram a maioria das previsões desde o afrouxamento das restrições da covid-19 agora são considerados normais, disse o relatório.

Espera-se que as passagens aéreas típicas da classe premium ultrapassem US$ 4.500 no próximo ano.

— Agora poderíamos estar olhando para o verdadeiro novo custo das viagens — disse o CEO da CWT, Patrick Andersen, à agência norte-americana de notícias Bloomberg.

Passagens

O relatório pinta um quadro misto para empresas em todo o mundo, desde grandes corporações multinacionais até pequenos empreendedores familiares, que dependem de viagens para encontrar clientes, aumentar a receita ou se conectar com funcionários. Por um lado, os aumentos brutais do ano passado acabaram. No entanto, a inflação, as taxas de juros e os turistas gastadores ainda estão elevando o custo das viagens de trabalho.

As tarifas aéreas médias de viagens de negócios em todas as classes — de longe o maior custo nas viagens a trabalho — aumentarão 2,3% neste ano e 1,8% no próximo ano, para US$ 780, segundo o relatório.

Os aumentos de um dígito seguem um salto de 72% em 2022, quando a demanda por viagens explodiu. Aumentos de preços ainda maiores estão previstos para quartos de hotel e aluguel de carros para funcionários em viagem.

Escassez

Depois da pandemia, as companhias aéreas não conseguiram colocar aviões armazenados de volta no ar tão rapidamente quanto gostariam para atender à demanda. Elas também têm enfrentado dificuldades para recrutar tripulação de cabine e pilotos suficientes, e os tempos de espera pelos jatos mais populares da Boeing e da Airbus são de vários anos. Todos esses fatores exacerbam a escassez de capacidade, que continua a elevar as tarifas.

— A demanda está superando o crescimento da capacidade — disse Willie Walsh, diretor geral da Associação Internacional de Transporte Aéreo, nesta semana.

O tráfego de passageiros atingiu 94% dos níveis pré-Covid, segundo a IATA. A temporada de viagens de verão do hemisfério norte começou em junho com aumentos de dois dígitos na demanda e os aviões estavam tipicamente com mais de 84% de ocupação, disse a associação, que é o principal grupo de lobby da indústria aérea.

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